Sócrates diz que sector exportador “está de volta”

Foto
Exportações cresceram 15 por cento em 2010 Fernando Veludo

O primeiro-ministro afirmou hoje na Heimtextil, em Frankfurt, que o sector exportador “está de volta para servir a economia nacional e o país”, numa mensagem dirigida aos empresários portugueses dos têxteis-lar, na maior mostra mundial do género.

“Venho aqui com desejos de boa sorte e para transmitir uma mensagem de ânimo e estímulo do governo”, disse José Sócrates, lembrando que o sector em questão suportou difíceis crises resultantes da globalização, mas modernizou-se e “quer afirmar-se nos setores sofisticados” do mercado internacional.

O primeiro-ministro sublinhou ainda que as exportações, que cresceram 15 por cento em 2010, depois de uma queda de 18 por cento no ano anterior, em plena crise económica e financeira, têm sido o motor da recuperação económica.

“É mais importante do que nunca os empresários portugueses não baixarem os braços e reagirem ao pessimismo que nos entra todos os dias pela porta adentro”, vincou Sócrates.

O presidente da Associação dos Têxteis e Vestuário de Portugal (ATP), João Costa, considerou, por sua vez, a visita do primeiro-ministro aos stands das 56 empresas portuguesas representadas na Heimtextil “encorajadora” e simultaneamente “uma oportunidade para chamar a atenção da importância do sector para Portugal”.

João Costa referiu que as empresas do sector têxtil “têm resistido no contexto da globalização e grande competitividade, e melhorado o seu nível exportador.

Lembrou depois que o sector de têxteis lar registou um crescimento de 5,5 por cento, de Janeiro a Novembro de 2010, em comparação com o ano anterior, revelando que a a carteira de encomendas das empresas para o resto de 2010 faz prever um crescimento de seis por cento em todo o ano.

Quanto a 2011, deverá ter um nível de crescimento semelhante “também a avaliar pelas encomendas”, concluiu João Costa.

Sugerir correcção
Comentar