Jornalistas da Fox News instruídos para relativizar teorias sobre as alterações climáticas

Foto
“Não é da nossa competência, como jornalistas, aferirmos estas noções como factos, especialmente enquanto este debate se intensifica”, lê-se no e-mail DR

Os jornalistas da Fox News receberam ordens para lançarem dúvidas e perpetuarem o cepticismo em torno da questão do aquecimento global e das alterações climáticas de cada vez que tivessem que falar sobre o assunto nas suas reportagens.

De acordo com um e-mail obtido pelo grupo de pressão Media Matters (que monitoriza a muito falada falta de isenção da Fox e a sua agenda pró-Partido Republicano), o chefe de redacção da Fox News em Washington, Bill Sammon, enviou um e-mail à redacção em que dizia o seguinte: “Devemo-nos abster de dizer que o Planeta aqueceu (ou arrefeceu) sem IMEDIATAMENTE sublinharmos que essas teorias têm por base dados que os críticos já questionaram”.

O e-mail continua: “Não é da nossa competência, como jornalistas, aferirmos estas noções como factos, especialmente enquanto este debate se intensifica”.

Mais: O timing desta directiva também não foi aleatório. Ele foi enviado por Bill Sammon nos 15 minutos posteriores a uma reportagem, em directo a partir da Cimeira de Copenhaga, na qual o correspondente Wendell Goler referiu um relatório científico que demonstrava que a década 2000-2009 se encaminhava para ser a mais quente de sempre.

O e-mail foi enviado no dia 8 de Dezembro do ano passado, quando os líderes de cerca de 200 países se encontraram em Copenhaga para tentarem chegar a um acordo sobre as alterações climáticas.

Media Matters - que no início desta semana publicou um outro e-mail de Sammon à redacção enquadrando a forma como se deveria cobrir o debate acerca do sistema de saúde - disse que esta directiva sobre a forma de noticiar as alterações climáticas expõe a falta de isenção da cadeia noticiosa.

Para além de expor este e-mail, o grupo Media Matters indicou ainda que a Fox tentou retirar legitimidade ao trabalho levado a cabo pelos cientistas quando cobriu o assunto do “Climate Gate”. A Fox mostrou nessa altura um padrão de cobertura de notícias que dava ênfase à minoria de pessoas que duvidava da existência de mudanças climáticas.

Sugerir correcção
Comentar