Queda do desemprego mostra que "distância face à Europa foi encurtada"

Foto
Rui Gaudêncio

O secretário de Estado do Emprego, Valter Lemos, destacou hoje a queda de uma décima na taxa de desemprego em Outubro para 11 por cento, afirmando que a distância de Portugal face à Europa foi assim encurtada.

“O valor continua alto, mas dentro dos valores previstos pelo Eurostat há um encurtamento da distância de Portugal face à média europeia. Cai uma décima face a Setembro, quando a Europa sobe uma décima”, disse à Lusa Valter Lemos, sublinhando que os dados do gabinete de estatísticas europeu se tratam de previsões.

A taxa de desemprego em Portugal, divulgada hoje pelo Eurostat, situou-se em Outubro nos 11 por cento, menos uma décima que em Setembro e mais 0,8 pontos percentuais em termos homólogos.

A taxa de desemprego na zona euro passou dos 10 por cento em Setembro para os 10,1 por cento em Outubro.

“É um dado novo e com algum interesse, porque não é habitual cair mas sim aumentar”, disse o secretário de Estado, admitindo que a queda de uma décima é ainda assim “um valor reduzido”.

De acordo com Valter Lemos, o valor da taxa de desemprego previsto pelo Eurostat está muito próximo do INE (10,9 por cento no 3.º trimestre).

Sugerir correcção
Comentar