Irlanda aguarda hoje anúncio de plano de ajuda da União Europeia

Foto
Os irlandeses aguardam para saber quais serão as contrapartidas Cathal McNaughton/Reuters

Os irlandeses esperam hoje o anúncio iminente do plano de ajuda da União Europeia e Fundo Monetário Internacional, especialmente que contrapartidas lhes serão exigidas.

Os ministros das Finanças da União Europeia (UE) reúnem-se hoje em Bruxelas às 13h00 (11h00 em Lisboa) para definir e validar o apoio. “Trata-se de dar um peso político a uma decisão que representa cerca de 85 mil milhões de euros”, explicou à AFP fonte próxima das negociações.

Os negociadores querem fechar um acordo antes da abertura dos mercados amanhã de manhã, a fim de acalmar o sector financeiro e de minimizar os riscos de contágio aos países mais frágeis da Zona Euro, como Portugal e Espanha.

Hoje, o ministro da Economia alemão, Rainer Brüderle, rejeitou em estrevista ao jornal “Bild am Sonntag” um possível efeito dominó sobre outros países da UE. O responsável considera que a Espanha e Portugal, estão a fazer tudo o que é possível para controlar o seu orçamento”. Além disso, Rainer Brüderle avisou que os casos da Grécia e da Irlanda estão “no limite” para a Alemanha, que “não pode ajudar a salvar nenhum outro país em caso de emergência”.

Sugerir correcção
Comentar