PS pressiona Governo a esclarecer volume de dívidas incobráveis no BPN

Foto
O BPN tem insuficiências de capital de dois mil milhões de euros Foto: Sara Matos

Deputados do PS querem que o Governo esclareça qual o volume de dívidas incobráveis detectadas em 2010 no Banco Português de Negócios (BPN) e quantas participações a actual administração fez ao Ministério Público e Banco de Portugal.

Estas dúvidas sobre a real situação do BPN constam de um requerimento dirigido ao ministro de Estado e das Finanças, Teixeira dos Santos, e que é assinado pelo vice-presidente da bancada do PS Afonso Candal e pelos deputados socialistas Marcos Sá e Jorge Seguro Sanches.

Os três deputados socialistas referem que a agência de notação financeira Moody’s concluiu que o BPN apresenta actualmente insuficiências de capital de dois mil milhões de euros e perdas acumuladas de 216 milhões de euros, alertando ainda para o facto de as assistências de liquidez da Caixa Geral de Depósitos ascenderem a 4,6 mil milhões de euros.

Face a estas estimativas, os três deputados do PS perguntam a Teixeira dos Santos “qual o volume de dívidas incobráveis existente no BPN em 2010, qual o número de clientes com empréstimos superiores a cinco milhões de euros e que percentagem destes clientes se inclui na lista de incobráveis”.

Marcos Sá, Afonso Candal e Jorge Seguro Sanches querem ainda saber “quantas participações foram feitas pela actual administração do BPN ao Ministério Público e ao Banco de Portugal no âmbito das averiguações sobre ilícitos praticados antes da nacionalização do banco e, igualmente, quantos peritos o Ministério das Finanças destacou para colaborarem com o Ministério Público e com o Banco de Portugal.

Sugerir correcção
Comentar