"Em quem mais podemos confiar?"

O que o levou a aceitar ser o mandatário de Cavaco Silva em Lisboa?

Conheço Cavaco Silva há mais de 30 anos, foi meu professor em várias cadeiras na Católica, num curso de uns trinta alunos. Deixei de o ver pessoalmente quando foi Primeiro-Ministro. Agora convidou-me para seu mandatário por Lisboa e achei que não devia recusar. O balanço geral que faço do primeiro mandato é muito positivo e, neste momento, quando ninguém confia em nenhum político, eu confio em Cavaco Silva. Tem consciência dos problemas nacionais e foi sempre parte da solução e não parte do problema.

Nas últimas eleições já tinha votado Cavaco Silva?

O voto é secreto mas sou coerente. Nessa altura não apoiei ninguém, fazia parte do período de nojo, que me auto-impus, depois de sair de ministro em Julho de 2005.


Não ficou desiludido com o discurso de Cavaco Silva?

Não o ouvi, apenas vi os ecos na imprensa e esses foram pouco favoráveis. Mas não fico impressionado com isso.


Se os seus alunos lhe perguntarem porque é que devem votar em Cavaco Silva o que lhes diz?

Na aula recusar-me-ia a falar disso, mas no corredor poderia referir o que disse acima. Mais uma vez, é um político que não rouba o Estado nem me rouba a mim; em quem mais podemos confiar?


Se Cavaco for eleito quais as suas expectativas do novo mandato? Acha que vai ser mais interventivo?

Possivelmente será forçado a ser mais interventivo. Com a situação económica e financeira de verdadeiro descalabro, com um governo descredibilizado e minoritário, a vida não vai ser fácil.


Acredita que o Governo vai cumprir o mandato até ao fim?

Duvido. Quem vai aprovar o Orçamento para 2012?


Sugerir correcção
Comentar