Clima económico continua estável em Setembro

O indicador de clima económico continuou estável em Setembro, em 0,1, o que acontece pelo terceiro mês consecutivo.

É o seu valor mais elevado desde Setembro de 2008, no início da crise, mas substancialmente inferior ao de então e da sua média de longo prazo (2,0).

Continua assim suspenso o seu movimento ascendente iniciado em Maio de 2009, depois de ter atingido em Abril o seu mínimo de sempre, em -3,1, na sequência da fase mais aguda da crise económica e financeira internacional. O indicador de clima económico começou a ser calculado em Janeiro de 1989.

O indicador de confiança dos Consumidores recuperou nos últimos dois meses, de forma mais expressiva em Setembro, após ter diminuído continuamente desde Novembro do ano passado. Este mês está em -37,4, depois de -40,4 em Agosto e -42 em Julho.

O valor deste mês está ainda assim bastante abaixo da sua média de longo prazo (-18,2), evidenciando o baixo nível da confiança dos consumidores, que há um ano estava em -29,5.

Em Setembro observou-se uma recuperação dos indicadores de confiança da indústria transformadora e dos serviços e um agravamento dos relativos à construção e obras públicas e ao comércio.

Sugerir correcção
Comentar