Preço da prata atinge máximo de 30 anos

A onça de prata esteve esta manhã cotada em 21,38 dólares, um valor sem precedentes nos últimos 30 anos, impulsionado pela procura dos investidores em investimentos de refúgio, à semelhança do que acontece com o ouro.

Às 8h20 da manhã, a prata esteve a valer 21,38 dólares por onça, um valor que já não se verificava desde Setembro de 1980. Na mesma hora, a onça de ouro atingia também novos máximos, ao valer 1298,35 dólares.

Aproveitando o seu estatuto enquanto metal precioso, mas também o seu uso na indústria, a prata tem-se vindo a tornar numa alternativa mais barata face ao ouro, o que desperta o interesse dos investidores.

Ambos os metais (prata e ouro) têm vindo a valorizar, consequência da fraqueza do dólar, pelo que as suas compras tornar-se-ão mais atractivas para os investidores, quando comparadas com outras moedas. O interesse dos investidores na procura de diversificação dos seus activos, perante a volatilidade nos mercados de acções e incertezas renovadas ao longo dos títulos do governo vêm por isso beneficiar os metais preciosos enquanto activos de refúgio devido ao seu valor intrínseco, universalmente reconhecido.

No espaço de um ano, os preços da prata subiram mais de 26 por cento, enquanto o ouro subiu quase 29 por cento.

O metal cinzento permanece fortemente ligado às suas utilizações industriais, que representam mais de metade do consumo mundial de prata na fotografia, equipamentos electrónicos, baterias solares, motores eléctricos, mas também na expansão do mercado chinês.

A China tornou-se num importador líquido de prata desde 2008, o que deverá impulsionar ainda mais o mercado global, através de suas aquisições, dizem especialistas.

Mas esta sensibilidade das dinâmicas industriais pode também originar que a prata se torne mais volátil que o ouro.

“A prata não é considerada um investimento de refúgio como o ouro, e por isso, tende a sofrer com períodos de incerteza” no ambiente económico, diz Anne-Loure Tremblay, analista da BNP Paribas.

Um cenário onde a prata poderia chegar aos níveis históricos de 1980, em que a onça valia quase 50 dólares, parece ser pouco provável, devido ao facto de actualmente haver um excesso de oferta.

“Esperamos que o mercado da prata permaneça excedentário este ano. Tendo em conta a subida do preço do ouro, a prata poderá poderão chegar a novos preços recorde. Mas se o interesse dos investidores foi abalado, então podemos esperar um declínio acentuado” que será difícil travar, adverte Suki Cooper, do Barclays Capital.

Sugerir correcção
Comentar