Jornalista grego morto a tiro em Atenas

Foto
Sokratis Guiolias foi morto a tiro à porta de casa REUTERS

Três indivíduos não identificados mataram Sokratis Guiolias, um jornalista grego, esta segunda-feira. É o primeiro assassinato de um jornalista na Grécia em mais de vinte anos.

De acordo com a edição on-line da CNN, três desconhecidos bateram à porta de casa de Sokratis Giolias, por volta das cinco da madrugada (hora local), e pediram-lhe para sair com o argumento de que o seu carro teria sido roubado.

Segundo a polícia grega, quando o jornalista de 37 anos saiu de casa foi morto a tiro por três suspeitos que fugiram numa viatura furtada.

Vários partidos políticos e associações de jornalistas expressaram a sua indignação perante o homicídio do jornalista e participaram em algumas vigílias na zona do assassinato, nos subúrbios de Atenas, em Ilioupoli.

“Alguém quis silenciar um grande repórter de investigação que pisou vários pés com as suas histórias”, lamentou Panos Sobolos, presidente do sindicato grego dos jornalistas, à Reuters.

Giolias dirigia a rádio Thema FM 98.9, era também conhecido pela sua participação num blogue no qual publicava reportagens de investigação e era pai de uma criança de dois anos.

Apesar dos constantes ataques violentos aos meios de comunicação social gregos, o último assassinato de um jornalista na Grécia tinha ocorrido nos anos 80, quando um grupo guerrilheiro de extrema-esquerda assassinou um jornalista conservador.

Sugerir correcção
Comentar