Espanha passou com sucesso novo teste à dívida pública

A Espanha passou hoje com sucesso um novo teste obrigatório, apesar da ameaça lançada ontem pela agência de notação financeira Moody’s de um possível abaixamento da nota atribuída à dívida do país, o que fez recear uma forte subida das taxas do crédito.

O Tesouro espanhol conseguiu vender 3500 milhões de euros em obrigações a cinco anos a uma taxa média de 3,657 por cento, que é um pouco mais elevada do que a da operação anterior do mesmo tipo, em 6 de Maio (3,532%), disse à AFP o ministério da Economia.

O anúncio da Moody’s “não foi capaz de fazer mexer o mercado e a procura foi muito forte”, disse um porta-voz do ministério. “Esta emissão segue a dinâmica das anteriores, é um pouco mais cara e teve uma forte procura”, acrescentou.

A procura foi de 5800 milhões de euros e o montante final da operação ficou no limite superior do intervalo, que ia de 2500 milhões a 3500 milhões, tinha dito antes à AFP um estratega de obrigações.

A taxa média da emissão é inferior ao rendimento das obrigações espanholas com a mesma maturidade no fecho de ontem, que era de 3,752 por cento.

Sugerir correcção
Comentar