Camilo Castelo Branco inspira rede turística de 11 cidades

Foto
Camilo Castelo Branco DR

A obra de Camilo Castelo Branco vai dar origem a um roteiro turístico e cultural que vai unir 11 municípios nacionais. Coimbra, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Ribeira de Pena, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Vila Real, Viseu e Vila Nova de Famalicão vão promover acções turísticas conjuntas à volta da figura do escritor.

O anúncio foi feito anteontem pelo presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, durante o I Encontro das Terras Camilianas, que decorreu em Famalicão. "Será uma oferta turística para o país e para o mundo", sublinhou aquele responsável, para quem "Camilo é detentor de um património cultural vastíssimo e riquíssimo que deve ser promovido e difundido".

As 11 cidades, que em 2004 tinham constituído a associação Terras Camilianas, vão agora criar um roteiro turístico que vai dar a conhecer os espaços mais marcantes da vida do escritor, da cadeia da Relação do Porto à casa de Seide, passando pelos locais onde decorre a acção de algumas das suas obras mais marcantes. Esta rede de cidades sob o signo de Camilo Castelo Branco vai também promover eventos culturais conjuntos para divulgar o impacto do autor em cada uma das cidades.

Sugerir correcção
Comentar