Final da Taça da Liga obriga GNR a destacar 1110 militares

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GNR e PSP trabalharão em conjunto na final da Taça da Liga Daniel Rocha (arquivo)

Um efectivo de 1100 militares da GNR vai garantir domingo a segurança da final da Taça da Liga em futebol, entre o Benfica e o FC Porto, jogo que é considerado de “alto risco”, revelou hoje o major Vítor Calado, um dos responsáveis pela operação.

O jogo opõe o Benfica, detentor do troféu, ao FC Porto e o oficial da GNR precisou que “570 efectivos estarão no estádio e nas suas imediações e 530 farão o acompanhamento das claques desde Lisboa e Porto até ao Algarve, vigiando os pontos por onde é previsível a presença de adeptos, como áreas de serviço ou as portagens de Paderne, na auto-estrada 2 (A2)”.

“Em termos policiais, este sistema, esta organização, permite-nos acompanhar os adeptos de onde quer que venham do país, de forma a garantir a segurança de todos”, afirmou o major Calado, na conferência de imprensa em que foi anunciado o plano de segurança.

O oficial disse ainda que, “além deste efectivo das diversas valências da GNR”, a força de segurança conta também com a colaboração da PSP, nomeadamente dos ‘spotters’ que fazem acompanhamento das claques.

Outra das novidades desta final é a distribuição do trânsito conforme o clube que os espectadores apoiam, de “forma a tornar fisicamente impossível qualquer confronto entre adeptos”, explicou o major.

“Os adeptos do FC Porto ficarão instalados na topo norte e utilizarão os parques a norte do estádio, enquanto os do Benfica ficarão no topo sul e utilizarão os parques de estacionamento a sul do recinto”, precisou.

Outra das preocupações da força de segurança foi evitar a confusão no trânsito e os engarrafamentos após o jogo, uma vez que há uma rotunda central de acesso ao estádio que permite a saída para a Via do Infante (A22) e para Faro.

Por isso, a GNR decidiu que os automóveis estacionados nos parques a norte do recinto não sairão por essa via, mas por outra que passa pela localidade do Esteval: seguirão em direcção a Loulé e depois tomarão o acesso à A22 e a Faro mais afastados do estádio, evitando a confusão na saída principal do recinto para essas vias.

Os automóveis estacionados a sul, seguirão em direcção a Faro até à localidade do Patacão, onde tomarão então a direcção desejada, quer seja para Lisboa ou Faro.

“Este plano, no nosso entender, irá resolver o problema da grande acumulação de trânsito que se gerou nos outros anos na rotunda central de acesso ao estádio”, considerou o major Calado.

O oficial do comando de Faro da GNR garantiu ainda que as forças de segurança que fazem o policiamento nas diversas localidades do Algarve estarão também atentas a grupos de adeptos que possam deslocar-se para a região antes do jogo para evitar problemas ou situações de violência.

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