Desfile de Fátima Lopes em Paris com homenagem à Madeira e alerta para aquecimento global

O desfile da designer portuguesa Fátima Lopes em Paris, terça-feira à noite, o primeiro dos quatro desfiles no âmbito do Portugal Fashion, foi “um alerta para as alterações climáticas” e uma homenagem à ilha da Madeira, onde nasceu.

Fátima Lopes apresentou em Paris uma colecção com a sua visão futurista de um Pólo Norte temperado pelo aquecimento global e onde as cores que propõe para o inverno 2010/2011 remetem para um Grande Norte, “onde as neves já se fundiram”.

A criadora portuguesa explicou à imprensa, no final do desfile, que “estava longe de pensar” que o alerta de uma colecção concebida há um ano teria a actualidade de vários acidentes naturais recentes, sobretudo o desastre na ilha da Madeira, que, no dia 20 de Fevereiro, provocou mais de 40 mortos.

“Foi das coisas mais aterradoras que já me aconteceram presenciar. Não estava lá mas foi como se estivesse”, afirmou Fátima Lopes, salientando que o desastre veio lembrar que os fenómenos naturais podem acontecer mesmo nos cenários mais idílicos.

“Eu nasci numa ilha paradisíaca e supostamente nada de mal podia acontecer lá. Infelizmente, aconteceu e faz-nos pensar que pode acontecer em qualquer parte do mundo, em qualquer momento. É preciso fazer um alerta e é preciso que as pessoas mudem de atitude, porque o aquecimento global é real”, afirmou Fátima Lopes.

Usando um chapéu típico madeirense “haute couture” mas facilmente reconhecível, Fátima Lopes prometeu para breve um grande evento de moda na Madeira, onde pretende deslocar-se tão cedo quanto possível, e, a partir de Paris, deixou um apelo para que as pessoas continuem a visitar a sua ilha.

“Daqui a dias já ninguém se lembra do que aconteceu à Madeira e eles precisam que se fale, não na desgraça mas na ilha em si, precisam que as pessoas a vão visitar, porque a Madeira vive do turismo”, explicou Fátima Lopes, certa de que “a Madeira vai ficar fantástica” outra vez.

O Portugal Fashion para a próxima estação, iniciativa da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) integrada na Semana de Prê-à-Porter de Paris, prossegue quarta feira com os desfiles de Luís Buchinho, Felipe Oliveira Baptista e Storytailors.

Sugerir correcção
Comentar