Igreja de Alverca vai ter segundo maior carrilhão da Europa

Foto
Os 72 sinos previstos serão pagos através de patrocínios

As obras da primeira igreja portuguesa consagrada aos pastorinhos de Fátima começam hoje em Alverca. O projecto incluirá o segundo maior carrilhão da Europa e o terceiro do mundo, que será colocado numa torre de quase 50 metros de altura.

Possuirá 72 sinos e será o terceiro construído em Portugal, depois daqueles que foram instalados, no século XVIII, no Convento de Mafra e na Torre dos Clérigos, no Porto.

Prevê-se que as obras, estimadas em perto de dois milhões de euros, estejam prontas dentro de dois anos. A utilização regular do carrilhão para animação de cerimónias e da própria cidade está de alguma forma assegurada, porque duas jovens radicadas em Vila Franca formaram-se numa escola superior belga como carrilhonistas.

De acordo com o padre Francesco D'Erasmo, vigário paroquial de Alverca, os 72 sinos estão em fase de fundição na Holanda e envolvem 40 toneladas de bronze. Foi estabelecida uma tabela de patrocínios consoante o tamanho de cada um deles e boa parte tem já garantido o financiamento de empresas e particulares.

A igreja vai ser construída no sul da cidade de Alverca, em terrenos cedidos pela câmara, e contará com um importante apoio financeiro da empresa de construção civil Obriverca, que, em contrapartida, ficará com a concessão da exploração de um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 200 viaturas, que integra também o projecto. O templo terá capacidade para 600 pessoas sentadas. Está também prevista a construção de um centro paroquial.

A obra visa responder às limitações de espaço da antiga Igreja Matriz. A freguesia já conta com cerca de 35 mil habitantes e a catequese é frequentada por 800 crianças. A sua localização facilita o acesso dos habitantes das novas urbanizações já construídas e planeadas para o sul de Alverca.

O projecto pretende "dotar Alverca de um 'ex-libris' cultural e religioso", sublinha Francesco D'Erasmo, frisando que, apesar dos apoios já obtidos, a concretização de todo o complexo exige a multiplicação das iniciativas e contactos, "sugerindo, entre outras, acções de mecenato".

Para preparar o lançamento da obra neste dia 13 de Maio, uma data marcante nas aparições de Fátima, a paróquia organizou um conjunto de acções, que se iniciaram com uma conferência sobre estas aparições e o renascer da igreja em Portugal e sobre a ligação de Fátima ao Papa João Paulo II.

A Imagem Peregrina da Senhora de Fátima percorreu ontem algumas das principais ruas da cidade e participou numa missa campal e numa procissão das velas. Durante a madrugada de hoje decorreu uma vigília no Largo dos Pastorinhos, acompanhada por grupos de cânticos, leituras e oração da paróquia.

Sugerir correcção
Comentar