Sociólogo Boaventura Sousa Santos condecorado com Gran-Cruz da Ordem do Mérito Cultural do Brasil

Foto
Boaventura Sousa santos com o ex-ministro da Justiça Alberto Costa Paulo Rocha

O sociólogo Boaventura de Sousa Santos foi condecorado pelo Governo brasileiro com a Gran-Cruz da Ordem do Mérito Cultural de 2009, anunciou hoje o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

A Gran-Cruz da Ordem do Mérito Cultural é a mais alta comenda do Governo brasileiro, atribuída a personalidades e instituições pelas suas contribuições à Cultura brasileira e mundial, refere uma nota de imprensa daquele organismo.

Na sua actividade enquanto sociólogo, Boaventura Sousa Santos, director do CES/UC, tem trabalhado com instituições académicas e estatais brasileiras.

“Entre as colaborações mais recentes destaca-se, por um lado, o diálogo entre Observatório Permanente da Justiça Portuguesa, sediado no CES, e o Ministério da Justiça Brasileira com vista à criação de um Observatório da Justiça no Brasil”, sublinha.

Por outro lado, o comunicado aponta a parceria entre o Centro de Estudos Sociais e a Universidade Federal de Minas Gerais “que contribuiu tanto para a criação do CES-América Latina, instituição científica inspirada no modelo do CES-Coimbra, como para o estabelecimento do primeiro doutoramento internacional do CES”.

Actualmente, Boaventura Sousa Santos encontra-se nos Estados Unidos, na Universidade de Madison (Wisconsin), onde lecciona um seminário sobre Globalização, Direito e Democracia.

Criada em 1995, a Ordem do Mérito Cultural do Brasil foi atribuída a várias personalidades, como o arquitecto Óscar Niemeyer, o escritor Jorge Amado ou Roberto Marinho, fundador da estação de televisão TV Globo, entre outras.

Em edições anteriores a comenda foi também atribuída a personalidades da cultura portuguesa, entre elas o filósofo Agostinho da Silva ou a ex-ministra da Cultura Maria João Bustorff.

Boaventura Sousa Santos receberá a condecoração das mãos do Presidente do Brasil, Lula da Silva, numa cerimónia agendada para 25 de Novembro, no Rio de Janeiro.

Sugerir correcção
Comentar