Festival Internacional de Cinema de Animação Digital começa hoje em Beja

Cinquenta e nove filmes de autores de 16 países, entre curtas-metragens, animações para telemóvel ou feitas com tecnologia de jogos, competem no sexto Animatu - Festival Internacional de Cinema de Animação Digital, que começa hoje em Beja.

O festival, organizado pela Associação Zootrópio em parceria com a Câmara de Beja, vai decorrer em cinco espaços da cidade, com sessões competitivas, projecções de filmes, oficinas de formação, conversas e concertos.
Os 59 filmes em competição vão ser exibidos até sábado, em cinco sessões competitivas no Teatro Municipal Pax Julia.
Os filmes dividem-se em curtas-metragens de 2D e 3D, animações para telemóveis ou feitas em tempo real a partir de um ambiente 3D virtual ou com recursos a tecnologia 3D de jogos electrónicos (machinima).

Gráficos 2D e 3D gerados por computador e através de tecnologia vídeo e/ou animação para criar a ilusão de movimento (motion graphics) e animações feitas por alunos de escolas portuguesas dos ensinos secundário e superior são outras das categorias em competição.

As escolhas dos júris deste ano serão anunciadas sábado, às 22h00, no Pax Julia, numa cerimónia pública que servirá também para entregar os prémios aos vencedores da edição do ano passado.
Além das sessões competitivas, o festival inclui outras sete projecções, quatro para escolas, uma para alunos da Universidade Sénior de Beja, uma dos filmes premiados em 2008, uma da selecção Animatu 2006-2007 e da longa-metragem “Idade do Gelo 3: Despertar dos Dinossauros”.

A novidade do Animatu deste ano é o minimercado, um “espaço de partilha de informações” entre interessados e agentes ligados ao cinema de animação, como escolas, produtores e estúdios, que terá oito expositores e irá funcionar na cafetaria do Pax Julia.

Entre as nove conversas com especialistas em cinema de animação, na Sala Estúdio do Pax Julia, destaca-se, amanhã, “A escrita de guiões para cinema de animação”, pelo guionista britânico Dan Wicksman.
O Animatu inclui ainda quatro oficinas de formação, com destaque para a de sábado, no Instituto Português da Juventude, onde o animador português João Ferreira vai ensinar a estruturar passo a passo um projecto de animação.

Uma noite de poesia, hoje, uma competição de Demoscene, sexta-feira, e um concerto dos Últimos Suspeitos, sábado, são as propostas do “Fora de Horas” do Animatu, sempre a partir das 23h30, na Galeria do Desassossego.

Sugerir correcção
Comentar