Gana volta a uma final do Mundial

Foto
Os jogadores ganeses celebram a vitória sobre a Hungria que lhes abriu as portas da final do Mundial Foto: Marko Djurica/Retuers

A selecção do Gana qualificou-se hoje pela terceira vez para a final do campeonato do Mundo de futebol de sub-20, ao vencer a Hungria por 3-2, em jogo das meias-finais, disputado no Cairo.

O avançado Dominic Adiyiah foi o principal responsável pela qualificação da equipa africana, ao marcar os dois golos inaugurais, aos 10 e 31 minutos, reforçando a liderança dos melhores marcadores, com oito golos em seis jogos.

A Hungria, que actuou desfalcada de vários habituais titulares, reduziu aos 73 minutos, por intermédio de Futács, mas Quansah dilatou a vantagem do Gana, aos 81, antes de Balajti estabelecer o 3-2 final, aos 84.

O Gana fica à espera do vencedor do encontro de hoje entre a Costa Rica e o Brasil, campeão em 1983 (México), 1985 (URSS), 1993 (Austrália) e 2003 (Emiratos Árabes Unidos), para conhecer o adversário no jogo decisivo.

A selecção ganesa perdeu as duas únicas finais do Mundial de sub-20 que disputou, sempre perante representantes sul-americanos: em 2001, frente à anfitriã Argentina, actual campeã, mas que não se qualificou para a edição deste ano, e em 2003, perante o Brasil.

A selecção portuguesa venceu por duas vezes o Mundial de sub-20: em 1989, na Arábia Saudita, e 1991, ano em que Portugal organizou a competição.

Sugerir correcção
Comentar