Jorge Sampaio partilha com mais jovens experiência de vida através de livro

O que é a política, para que servem as eleições, quais as diferenças entre a democracia e ditadura - estas são algumas das questões que o ex-presidente da República Jorge Sampaio aborda num livro destinado aos mais jovens.

Pela primeira vez, Jorge Sampaio escreve para um público jovem onde partilha a sua experiência de vida e tenta despertar "os mais novos para a cidadania".

"O meu livro de Política", que é lançado sábado, em Lisboa, é para jovens entre os 08 e os 14 anos de idade e, segundo Jorge Sampaio, é "uma espécie de conto falado sobre a política".

Ao longo de 63 páginas e em tom autobiográfico, o antigo Presidente da República explica o que é a política, o que é um Estado, as diferenças entre a democracia e a ditadura, como está organizada a Constituição da República o papel dos cidadãos e a importância da cidadania, além da constituição da União Europeia, para que servem as eleições e os referendos e a importância da língua portuguesa no mundo.

Em declarações à Agência Lusa, o ex-Chefe de Estado e actual representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações disse que quando foi convidado pela editora hesitou, mas aceitou por considerar que "era interessante responder a um desafio que tinha o seu quê de pedagógico e cívico".

"Procurei contar na primeira pessoa aquilo que foi a minha educação política, acho que é importante passar a experiência para motivar pessoas. Contei a minha experiência pessoal e o meu encontro com a política, a forma como isso me foi transmitido pela família, pela escola e por vivências que tive internacionalmente até chegar à faculdade e o que isso representou de participação na associação académica", sublinhou.

Jorge Sampaio afirmou que o livro, feito "de forma ligeira e lúdica", é um "conjunto de noções básicas de ciências políticas".

Com o livro, o ex-presidente da República pretende despertar os mais jovens e também os pais para a cidadania.

"Quis dar este pequenos contributo de motivação não só para os jovens, mas também para os pais, cativá-los para lutar contra o desinteresse e para motivarem os filhos", frisou, adiantando que o livro "é uma tentativa de chamar de uma forma simples as coisas fundamentais que envolvem a participação de uma pessoa no mundo".

Para Jorge Sampaio, a cidadania é um "estado de espírito, uma mentalidade" e "o resultado de uma formação que significa participar na coisa pública das mais variadas maneiras e com todas as ofertas que há hoje".

O desinteresse que há entre os jovens pela política e que se vê na abstenção é um fenómeno que, na opinião de Jorge Sampaio, não acontece só em Portugal.

Mas, manifestou-se "muito optimistas quanto à capacidade que a juventude portuguesa vai demonstrando".

A sessão de lançamento do "O meu livro de Política" vai contar com a presença de crianças, que vão ter a oportunidade de conhecer as respostas de Jorge Sampaio às questões sobre a vida política que mais as intrigam no dia-a-dia.

Sugerir correcção
Comentar