Dennis Kozukhin vence Concurso Internacional de Piano Vendome

Foto
O vencedor deste ano iniciou os seus estudos musicais com os pais aos quatro anos Nelson Garrido (arquivo)

O jovem pianista russo Dennis Kozukhin, de 23 anos, foi o vencedor da 4ª edição do Concurso Internacional de Piano Vendome, cuja prova final com orquestra decorreu no dia 25, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. Kozukhin interpretou o Concerto para Piano nº2, de Brahms, com a Orquestra Gulbenkian, sob a direcção de George Pehlivanian, disputando o título com Dmitri Levkovich (30 anos), pianista de origem russa actualmente a residir no Canadá, que tocou o Concerto nº2, de Rachmaninov.

O prémio monetário para o primeiro lugar é de 125 000 dólares, mas a distinção contempla também o apoio no lançamento e gestão da carreira, a gravação de um CD e digressões internacionais. Uma das características que distinguem o Concurso Vendome, fundado no ano 2000 por Alexis Gregory (ver entrevista no P2 de 21 de Julho), consiste na opção de continuar a dar apoio financeiro e orientação artística a outros pianistas que se tenham distinguido nas provas eliminatórias. Deste modo, além dos intérpretes que ficaram em primeiro e segundo lugar, prevê-se que os eleitos sejam os “Virtuosos Vendome” seleccionados para o recital que decorreu na sexta-feira no Palácio de Queluz após três dias de provas no Grande Auditório Gulbenkian: as chinesas Zuo Zhang (21 anos) e Di Wu (25 anos) e o norte-americano Sean Kennard (24 anos).

O vencedor deste ano, Dennis Kozukhin, iniciou os seus estudos musicais com os pais aos quatro anos, ingressando depois na Escola de Música Balakirev na classe de Natalia Fish. De 2000 a 2007 estudou na Escola Superior Rainha Sofia de Madrid, com Dimitri Bashkirov e Claude Martinez-Menheronde, e frequentou cursos de aperfeiçoamento com Elisso Virsaladze, Stephen Kovacevich, Bruno Canino, Leon Fleisher e Menahem Pressler, entre outros. Foi premiado em diversas competições internacionais, entre as quais os Concursos de Leeds, de Andorra e o Concurso “em Memória de Sviatoslav Richter” de Paris, e tem participado em festivais tão importantes como o de Martha Argerich, em Lugano, ou a Academia de Verbier. Actualmente é um dos sete participantes na prestigiada Academia de Piano do Professor Nabore no Lago de Como (Itália), onde trabalha sob a orientação do grande pianista chinês Fou Tsong.

No júri da presente edição do Concurso Vendome estiveram os pianistas Gordon Back, Elizabeth Leonskaya e Llana Vered, os maestros Jeffrey Tate e Constantine Orbellian e Luís Pereira Leal, director do Serviço de Música da Gulbenkian até ao passado mês de Abril.

Sugerir correcção
Comentar