Universidade Autónoma do México ganha Prémio Príncipe de Astúrias Comunicação e Humanidades

A Universidade Autónoma do México foi escolhida de entre 20 candidaturas de 12 países e ganhou o Prémio Príncipe de Astúrias Comunicação e Humanidades, o quarto dos oito galardões internacionais que a Fundação Príncipe de Astúrias entrega anualmente, foi hoje revelado.

A UNAM foi fundada em 1910 e teve inicialmente o nome de Universidade Nacional do México. Herdou o cariz de universidade nacional da Real e Pontifica Universidade do México, cuja origem remonta a 1551. Em 2007, a UNAM foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO.
São oito os Prémios Príncipe de Astúrias que se concedem anualmente. Este ano, já foram outorgados os Prémios de Cooperação Internacional à OMS, o das Artes ao arquitecto britânico Norman Foster e o das Ciências Sociais ao naturalista britânico David Attemborough. Serão ainda atribuídos os prémios de Investigação Científica e Técnica, de Letras, de Cooperação e de Desporto.

Cada um dos prémios, concedidos pela primeira vez em 1981, está dotado com 50 mil euros, uma escultura criada e doada expressamente por Joan Miró para estes galardões, um diploma e uma insígnia.

Os galardões serão entregues em Outubro em Oviedo, num acto presidido por Felipe de Burbón, o Príncipe das Astúrias.

Sugerir correcção
Comentar