Mostra Doc_Europa exibe 27 filmes a partir de amanhã

Foto
A iniciativa celebra o Dia da Europa Pedro Cunha (arquivo)

Vinte e sete filmes, um por cada Estado-membro da União Europeia, vão ser exibidos a partir de sexta-feira em Lisboa na primeira Mostra Doc_Europa, uma iniciativa para reflectir sobre a identidade europeia.

O Doc_Europa, que decorrerá no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, é uma iniciativa da Comissão Europeia e da associação Apordoc e destina-se a celebrar o Dia da Europa, que se assinala no sábado.

Até domingo serão exibidos gratuitamente 27 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, de diversos estilos e temáticas, que pretendem dar a conhecer a vida dos 27 Estados-membros.

De acordo com os programadores da mostra, há filmes irónicos, poéticos, experimentais, documentário "puro e duro" e quase ficções, visões políticas, filmes familiares, filmes sobre a imigração, o envelhecimento, os países emergentes.

De Portugal foi escolhido "Documento boxe", de Miguel Clara Vasconcelos, sobre um pugilista amador português e Espanha estará representado com "The Taylor", de Óscar Perez, sobre um alfaiate paquistanês instalado no bairro Raval, em Barcelona.

O desaparecimento de antigas lojas familiares na Áustria é mote para o filme "Out of time", de Harald Frield, realizador que marcará presença na sessão, no sábado, no CCB.

Da Alemanha foi escolhido o filme "Osman´s Land", média-metragem do realizador português Cristóvão Reis, radicado naquele país, que conta a história de um turco que nos anos 1980 cultivou uma horta junto ao muro de Berlim.

A temática familiar passa por "Padre Nostro" (Itália), de Carlo Lo Giudice, sobre a relação entre um filho e um pai, e "The protestants" (França), de Clarisse Hahn, sobre a intimidade de uma família da alta burguesia francesa.

A história de Aina, uma mulher que parte diariamente 20 mil ovos numa fábrica de bolos, é contada no documentário "Egg Lady", de Una Celma, em representação da Letónia, um dos países que aderiram à União Europeia em 2004.

Além de Harald Frield e Una Celma, seis outros realizadores estarão presentes no CCB para um contacto com o público no final da projecção dos filmes.

Sugerir correcção
Comentar