Livro inédito editado em Portugal assinala os 50 anos de Major Alvega

Foto
Filmagens da série exibida na RTP, com realização de Henrique Oliveira Fernando Veludo (arquivo)

O herói clássico de banda desenhada Battler Britton, popularizado em Portugal com o nome “Major Alvega”, regressa este mês às livrarias portuguesas pela mão da editora BDMania, com uma história inédita comemorativa dos 50 anos da personagem.

A história – assinada pelo britânico Garth Ennis e pelo neozelandês Colin Wilson – chega a Portugal no dia 20 de Outubro, dois anos depois da edição nos Estados Unidos, que assinalou, na altura, os 50 anos da estreia do major da Força Aérea Britânica.

A edição portuguesa integra um texto introdutório, assinado por João Miguel Lameiras, que explica porque é que nas histórias publicadas em Portugal, nos anos 1960 e 1970, Battler Britton foi rebaptizado de Major Alvega.

Battler Briton, um herói de guerra que viveu dezenas de aventuras durante a Segunda Guerra Mundial, sobretudo contra a aviação alemã, foi publicado pela primeira vez em 1956, na revista semanal Sun.

Em Portugal, as histórias do aviador britânico fizeram furor na revista “O Falcão” com o nome Major Alvega e toda a biografia foi “aportuguesada”, por imposição do Estado Novo. À custa disso, Robert "Battler" Britton passou a ser Jaime Eduardo de Cook e Alvega, filho de pai ribatejano e mãe inglesa, estudante da Universidade de Coimbra, antes de se alistar na Força Aérea Britânica.

“A popularidade da personagem junto do público português foi tal que a própria Força Aérea Portuguesa o escolheu como mascote nos anos 60”, refere João Miguel Lameiras na nota introdutória desta nova história.

Nos anos 90’, as histórias de Major Alvega foram adaptadas para televisão, com a exibição de uma série na RTP realizada por Henrique Oliveira e protagonizada por Ricardo Carriço, Rosa Bella e António Cordeiro.

Ao longo de 120 páginas a cores, Garth Ennis e Colin Wilson renovam a imagem de Battler Britton, numa história passada em 1942, com o piloto a ser enviado para uma base norte-americana no Norte de África, para travar - em conjunto com a aviação britânica - o avanço das tropas alemãs comandadas por Hitler.

Sugerir correcção
Comentar