Mau tempo: distritos de Portalegre, Setúbal, Évora e Beja em alerta laranja

Foto
Nuno Ferreira Santos (arquivo)

O Instituto de Meteorologia emitiu, ao início da tarde, alertas laranja (situação meteorológica de risco moderado a elevado) para os distritos de Portalegre, Setúbal, Évora e Beja, adiantando que “em Lisboa o pior já passou”.

O instituto prevê que até ao meio da tarde possam ocorrer nestes distritos aguaceiros ou períodos de chuva ou aguaceiros fortes, havendo também condições para a ocorrência de trovoadas frequentes e concentradas.

Em alerta amarelo (situação de risco para determinadas actividades) estão também os distritos de Faro, Santarém e Castelo Branco, onde poderão ocorrer aguaceiros por vezes fortes e trovoadas dispersas.

Em relação a Lisboa, que desde a noite de ontem se encontrava com alerta laranja, a meteorologista Madalena Rodrigues afirma que “o pior já passou”, depois da forte precipitação registada na madrugada passada.

Segundo o Instituto de Meteorologia, o concelho de Lisboa foi aquele onde se registou maior percentagem de precipitação durante a madrugada, seguido dos concelhos de Santarém e Setúbal. Entre as 04h00 e as 05h00 foram registados na capital 30 milímetros de precipitação, o que corresponde ao maior pico de chuva registado hoje.

O aviso Laranja corresponde a uma precipitação entre 20 a 40 milímetros de água numa hora ou 40 a 60 em seis horas, enquanto o Amarelo supõe 10 a 20 milímetros de chuva numa hora ou 30 a 40 em seis horas.

Madalena Rodrigues explicou que a situação se deve aos efeitos de "uma depressão instável situada a Oeste da Península Ibérica".

Para os próximos dias espera-se uma melhoria do estado do tempo, ainda que estejam previstos aguaceiros pelo menos até quarta-feira.

Sugerir correcção
Comentar