UEFA e federação portuguesa abrem inquérito a Scolari

Foto
Para além de Scolari, também o jogador sérvio Dragutinovic, envolvido no incidente, é alvo de um inquérito disciplinar José Manuel Ribeiro/Reuters

A UEFA, o organismo que controla o futebol europeu, anunciou hoje a abertura de um inquérito a Luiz Felipe Scolari, seleccionador de Portugal, depois dos incidentes de ontem, após o encontro com a Sérvia, em que o treinador tentou agredir o jogador sérvio Dragutinovic, também ele alvo de um inquérito disciplinar. A Federação Portuguesa de Futebol também anunciou a “instauração imediata de um processo de inquérito” a Scolari.

Os incidentes no final do Portugal-Sérvia (1-1) serão analisados na próxima quarta-feira pelo Comité de Disciplina da UEFA, revelou ao PÚBLICO um porta-voz do organismo que regula o futebol europeu, confirmando que os relatórios do árbitro alemão Markus Merk e do delegado de jogo referem os desacatos entre Scolari e Dragutinovic. Sobre o seleccionador de Portugal recai a acusação de conduta imprópria, cuja penalização pode ir desde um simples aviso à erradicação do futebol.

A FPF também quebrou o silêncio sobre os incidentes de ontem e anunciou esta tarde a abertura de um inquérito. “Face aos incidentes registados no fim do jogo entre as selecções de Portugal e da Sérvia, realizado no Estádio José Alvalade, em Lisboa, referente à fase de qualificação para o Campeonato da Europa Áustria/Suíça2008, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, vai propor à direcção da FPF a instauração imediata de um processo de inquérito aos factos envolvendo o sr. seleccionador nacional, Luís Felipe Scolari, que incluirá a recolha e análise das imagens do jogo, declarações de intervenientes e relatórios da UEFA e autoridades”.

A direcção da FPF reúne-se amanhã à tarde e analisará este caso, que já mereceu a reprovação do secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias.

Sugerir correcção
Comentar