Queda de morteiro em Bagdad interrompe conferência de imprensa de Ban Ki-moon

Foto
Ban Ki-moon retomou a conferência de imprensa após o abalo Reuters/Iraq TV

Um morteiro caiu esta tarde na Zona Verde, a área de segurança máxima no centro de Bagdad, no momento em que o secretário-geral da ONU dava uma conferência de imprensa, após um encontro com o primeiro-ministro iraquiano. Ban Ki-moon saiu ileso do incidente.

Segundo os jornalistas presentes na zona, a explosão abalou o edifício onde decorria a conferência de imprensa, obrigando Ban a agachar-se e a recolher os documentos que levava consigo, enquanto Nuri al-Maliki, mais habituado a este tipo de incidentes, permaneceu imóvel.

As agências relatam que a detonação foi provocada pela queda de um obus de morteiro no jardim da residência onde está instalado o gabinete do primeiro-ministro. Não foi ainda possível apurar se a detonação provocou feridos.

"Encontro muito positivo" com o Governo iraquiano

Confirmando que a detonação não tinha provocado estragos, o responsável continuou a responder às perguntas dos jornalistas, sem se referir ao incidente, relata a Reuters. Antes de abandonar a sala, garantiu ter mantido "um encontro muito positivo" com o Governo iraquiano.

"Acredito que vamos ter em breve um futuro melhor, mais seguro, mais próspero e mais democrático para o povo e o Governo iraquiano. Estamos a assistir a uma melhoria da situação e espero aumentar a presença da ONU no país", garantiu.

Ban Ki-moon chegou esta manhã a Bagdad para uma visita surpresa ao país, no âmbito de um périplo de dez dias pelo Médio Oriente, que é a primeira desde que tomou posse, no início do ano. Kofi Annan, antecessor do sul-coreano no cargo de secretário-geral da ONU, esteve em Bagdad em Novembro de 2005.

A visita do secretário-geral coincide com notícias de uma nova onda de violência no país. Esta manhã, três soldados americanos morreram durante trocas de tiros entre milícias rivais em Bassorá, a maior cidade do Sul do Iraque.

Sugerir correcção
Comentar