Debates e manifestações em Lisboa sobre a crise israelo-libanesa

Foto
A crise no Médio Oriente está a mobilizar organizações portuguesas Ben Curtis/AP (arquivo)

A guerra entre Israel e o Líbano já causa debate e iniciativas em Portugal. Para hoje, às 18h30, está marcada uma sessão pública, promovida pelo Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM), que decorre na Sociedade da Língua Portuguesa, em Lisboa. Para amanhã, também às 18h30, está convocada uma concentração, em frente à embaixada de Israel, em Lisboa, promovida por organizações como o Conselho Português para a Paz, a CGTP, o PCP, o BE, a JCP, o Movimento Democrático de Mulheres, a Opus Gay, a Intervenção Democrática e a ATTAC.

Segundo Domingos Lopes, do Conselho Português para a Paz, "a iniciativa pretende criar na opinião pública um movimento pela paz no Médio Oriente, exigindo o fim dos bombardeamentos no Líbano e o reconhecimento do povo palestiniano ao seu Estado independente."

Em declarações ao PÚBLICO, Domingos Lopes diz "defender uma força internacional de paz, que seja reconhecida por todos os envolvidos no conflito". Contudo, adianta que essa força internacional deve emanar da ONU, sendo que esta, "mais do que impor a paz, deve procurar mantê-la". Para este porta-voz, esta força poderia contar com a participação de Portugal, desde que haja uma resolução da ONU.

Já a sessão de hoje conta com intervenções de Carlos Almeida, pelo MPPM, e de Randa Nabulsi, delegada-geral da Palestina em Portugal.

O MPPM divulgou anteontem um apelo à paz subscrito por diversas personalidades, entre as quais se destacam Ana Luísa Amaral, António Manuel Hespanha, Armando Silva Carvalho, Januário Torgal, Eduardo Lourenço, Eduardo Prado Coelho, Rui Vilar, Francisco Fanhais, Frei Bento Domingues, Gastão Cruz, Ilda Figueiredo, Isabel Allegro de Magalhães, Isabel Hub Faria, Jorge Cádima, José Casanova, José Manuel Pureza, José Mattoso, Júlio Magalhães Kalidás Barreto, Luís Miguel Cintra, Manuel Gusmão, Manuela Magno, Manuela Silva, Maria João Seixas, Maria Velho da Costa, Mário Ruivo, Miguel Portas, Rogério Gomes Carpentier, Rui Namorado Rosa, Silas Cerqueira e Teresa Salema.

Sugerir correcção
Comentar