Genética: cientista portuguesa lidera projecto internacional de investigação

Foto
O objectivo da investigação é compreender a função do genoma Nélson Garrido/PÚBLICO (arquivo)

A cientista portuguesa Maria do Carmo Fonseca lidera uma equipa internacional de investigadores que trabalha num projecto na área da genética humana, disse hoje fonte da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

O projecto envolve investigadores do Instituto de Medicina Molecular (IMM) e, em rede, sete grupos de cientistas da Suíça, Dinamarca e Holanda.

O projecto está enquadrado no programa EuroDyna – Eurocores (European Collaborative Research) da Fundação Europeia para a Ciência (ESF), da qual Portugal faz parte, criado na sequência da descodificação do genoma humano.

O objectivo da investigação é compreender a função do genoma, ou seja de que forma este codifica a expressão dos milhares de genes que o compõem, explica uma nota do IMM.

O grupo de investigação coordenado por Maria do Carmo Fonseca procura desvendar o processo de descodificação da informação genética nas células humanas, nomeadamente os sistemas de controlo de qualidade que operam nas células e o modo como falhas nestes sistemas provocam doenças.

A compreensão dos mecanismos de funcionamento dos genes é considerada essencial para o desenvolvimento de novas tecnologias genéticas com aplicações terapêuticas, como a terapia genética ou a investigação com células estaminais.

O projecto liderado pela cientista portuguesa foi um dos nove seleccionados para financiamento entre 57 apresentados no primeiro concurso promovido pelo programa de investigação EuroDyna.

Os coordenadores dos projectos vencedores passaram a fazer parte do Conselho Científico daquele programa, que tem, entre outras, a missão de definir uma política de funcionamento em rede dos vários projectos.

Maria do Carmo Fonseca, professora catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, é desde 2002 coordenadora executiva do IMM, onde lidera a Unidade de Investigação em Biologia Celular.

Sugerir correcção
Comentar