Portugal tenta cativar turistas chineses

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Portugal tenta captar o mercado chinês de turistas, que em 2010 poderá representar 30 milhões de pessoas a viajar para o exterior Frederic J. Brown/AFP

O secretário de Estado do Turismo iniciou hoje um périplo pela China com agentes do sector para promover Portugal, a poucos dias da entrada em vigor (1 de Maio) do acordo de Schenghen que abre as portas da Europa a turistas chineses.

"Todas as empresas que me acompanham têm ideia do crescimento previsível do afluxo de turistas chineses para a Europa, e Portugal não deve ficar fora", assinalou Luís Correia da Silva, que lidera uma missão exploratória àquele país asiático.

No presente, os chineses só viajam para a Europa com visto de trabalho e apenas grupos especiais em situações especiais podem entrar no espaço europeu com visto de turismo, à excepção da Alemanha, que já tinha um acordo bilateral com a China a este nível.

Acompanham o responsável pela pasta do Turismo elementos da direcção da TAP, agentes de viagens e representantes portugueses com operações internacionais, que terão contactos com as autoridades do turismo e agências de viagens chinesas em Xangai, Cantão e o antigo território português de Macau, numa maratona de seis dias.

"Aquilo que os agentes de viagens portugueses vão fazer, nos seus contactos com os parceiros chineses, é propor pacotes de visitas que combinem, por exemplo, Portugal e Espanha ou Portugal e França", adiantou o secretário de Estado.

Em 2002, entre os 16 milhões de chineses que viajaram para fora do país em lazer e negócios, apenas 650 mil tiveram como destino a União Europeia.

Nas previsões da Organização Mundial do Turismo, o mercado chinês tem um grande potencial de crescimento: em 2010 serão 30 milhões os chineses a viajar para o exterior e em 2020 a potência asiática será o quarto maior "exportador" de turistas do mundo.

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