Escritor britânico Jonathan Coe galardoado pelo Governo francês

O romancista britânico Jonathan Coe foi ordenado Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras pelo Ministério da Cultura francês, foi hoje divulgado.

De acordo com a tutela francesa da Cultura, o título visa "recompensar quem se distingue pelas suas criações no domínio artístico ou literário ou pela sua contribuição para o reino das Artes e Letras em França e no mundo".

O escritor britânico tem diversas obras traduzidas para português, caso de "Os Anões da Morte", "Que Grande Banquete!", "O Rotter's Club" ou "A Casa do Sono" - com a chancela da Asa.

O livro "A Casa do Sono", que recebeu em França, em 1998, o Prémio Médicis para o melhor romance estrangeiro, além do Writers Guild Best Fiction Award, ganhou também, a 25 de Março, o I Prémio Europeu de Jovens Leitores.

Por seu lado, a obra "Que Grande Banquete!" foi distinguida com o Prémio John Llewellyn Rhys, enquanto "O Rotter's Club" arrebatou o Prémio Bollinger Everyman Wodehouse para o mais original romance cómico.

Jonathan Coe nasceu em Birmingham em 1961 e já foi galardoado com vários prémios literários, tanto na Grã-Bretanha como em França, e tem recebido o aplauso unânime da crítica e do público, que vê nele um dos mais prestigiados nomes da literatura inglesa contemporânea.

Sugerir correcção
Comentar