Escola de Inspectores de Trabalho arranca hoje

Quase quatro meses volvidos sobre o anúncio da criação de um centro de formação de inspectores do trabalho na região de Aveiro, chegam os primeiros sinais de implantação do projecto. Isto porque a Escola Nacional de Estudos e Formação da Inspecção do Trabalho (ENEFIT), única no país, inaugura hoje um novo espaço em São João da Madeira, onde passará a formar técnicos administrativos, inspectores e técnicos superiores.

Sob a égide da Inspecção Geral do Trabalho (IGT), começa em breve a funcionar em São João da Madeira o primeiro centro de formação e inspecção das condições de trabalho. A nova valência, que será esta manhã inaugurada, por volta das 11 horas, numa cerimónia que contará com a presença do inspector-geral de trabalho Nuno Ataíde das Neves, ficará instalada no antigo centro de saúde da localidade, submetido a obras de requalificação para o efeito. O projecto é pioneiro no país e vem substituir as antigas estratégias de formação contínua a nível interno por um processo que engloba interligações com estabelecimentos de ensino e diferentes empresas.

A intenção de criar a ENEFIT remonta a meados do ano passado, tendo o ministro da Segurança Social e do Trabalho, Bagão Félix, anunciado, na cerimónia de tomada de posse dos novos inspectores de trabalho, ocorrida a 25 de Novembro de 2003, a sua instalação no distrito de Aveiro. De então para cá, o processo correu com algum secretismo no interior dos ministérios, tendo a escolha da localização recaído sobre o concelho de São João da Madeira.

Recorde-se que em todo o distrito, somente Aveiro e São João da Madeira dispõem de delegações regionais da IGT, sendo que a área de jurisdição deste concelho é constituída pela zona norte da região, nomeadamente os municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Vale de Cambra.

Sugerir correcção
Comentar