Sampaio terminou visita de oito dias aos Açores

Foto
Sampaio ainda teve tempo de fazer um "cross" nas Flores para surpresa da comitiva desafiada a acompanhá-lo Nuno Veiga/Lusa

O Presidente da República, Jorge Sampaio, deixou hoje os Açores, que visitou nos últimos oito dias, confiante em que Portugal ultrapassará as suas dificuldades se "cada um lhe der o que pode".

Numa festa de despedida nas Lajes, em que recebeu a chave de ouro do concelho, o chefe de Estado desafiou as pessoas que o aplaudiam a não se deixarem, por isso, "ir abaixo" apesar de terem de "trabalhar mais do que os outros" para enfrentar as adversidades.

Sampaio condenou a "calúnia e a intriga", sublinhando que não se pode "passar a vida no bota-a-baixo da democracia".

O Presidente, que de manhã fez turismo nas Flores, visitando as suas lagoas particularmente bonitas e fazendo um "cross" no interior da ilha para surpresa da comitiva desafiada a acompanhá-lo, almoçou depois nas Lajes "Sopas do Espírito Santo", uma refeição de menu idêntico à que lhe foi servida no Faial e na Terceira, onde festejou o 10 de Junho.

Em declarações aos jornalistas depois da corrida, e tendo por fundo as bonitas lagoas da ilha, Sampaio disse estar a aproveitar o ar puro e sublinhou a necessidade de "espaço" e de "despoluir o ruído" no país.

O almoço do Presidente, ao som dos "foliões" que animam as festas do Espírito Santo, as mais populares do arquipélago, reuniu algumas centenas de pessoas.

O Presidente da República deixou posteriormente as Flores pouco antes das 15h30 locais (16h30 de Lisboa), informa a Lusa.

Sugerir correcção
Comentar