Gâmbia: Yahya Jammeh com bens congelados depois de ter desviado pelo menos 50 milhões

Ministro da Justiça da Gâmbia informou que o antigo Presidente desviou pelo menos 50 milhões de dólares através de uma empresa pública de telecomunicações.

Foto
© Chip East / Reuters

O antigo Presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, que liderou o pequeno país africano de 1994 a Janeiro deste ano, tem agora os seus bens congelados depois de ter sido descoberto um desvio de cerca de 50 milhões de dólares (cerca de 40,5 milhões de euros) através de uma empresa pública de telecomunicações.

“O Presidente Yahya Jammeh retirou ilegalmente, pessoalmente ou instruiu directamente, pelo menos 50 milhões de dólares”, afirmou o ministro da Justiça Abubacarr Tambadou, citado pela AFP. As operações terão sido realizadas através de contas do banco central da Gâmbia, ligadas à empresa Gamtel.

“Obtivemos uma ordem judicial para congelar ou ordenar uma retenção temporária dos activos no país do antigo Presidente Yahya Jammeh e das empresas directamente associadas a ele”, acrescentou Tambadou.

O antigo Presidente partiu para o exílio na Guiné Equatorial em Janeiro deste ano depois de ter liderado os destinos da Gâmbia durante 22 anos. Agora, esta medida judicial abrange 88 contas bancárias diferentes em nome de Jammeh ou de pessoas e empresas próximas.

Jammeh governou a Gâmbia durante 22 anos, onde subiu ao poder na sequência de um golpe militar. As eleições de 1 de Dezembro deram uma vitória surpreendente a Adama Barrow, líder de uma coligação da oposição. Depois de, num primeiro momento, ter aceitado a derrota, Jammeh voltou atrás e disse não reconhecer o resultado, alegando fraude eleitoral.

Durante várias semanas, a pressão internacional foi subindo de intensidade. Vários líderes de países da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) tentaram encetar conversações com Jammeh para negociar uma saída do poder, mas o homem que chegou a dizer que apenas Alá o poderia afastar manteve-se irredutível.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários