Luan foi à vigília e disse que ia “pedir ao pai para falar com eles”

“Liberdade já!”, gritou-se em Lisboa. “O MPLA, com a prisão dos jovens, tentou cortar pela raiz a mobilização e está a ter o efeito contrário”, afirma Rafael Marques.

Fotogaleria
“Luaty Beirão, juntos contra a repressão!”, gritou-se na Avenida da Liberdade, em Lisboa Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso

Avenida abaixo, em cima da bicicleta, ao lado da marcha em que se gritava “Liberdade já”, o miúdo fazia perguntas, umas atrás das outras. “Como é que ele consegue ouvir isto na Angola?”, “Por que é que dizem que ele é mau?”, “Por que é que a polícia não vai à Angola e tira eles da prisão?” A mãe respondia como podia. Pouco depois, Luan, cinco vivos anos, olhos muito abertos, rematou: “Hoje vou pedir ao pai para ir falar com eles.”

Como Luan e a mãe foram centenas os que esta quarta-feira ao fim da tarde desceram do Largo Jean Monet, em direcção ao Rossio, no centro de Lisboa. Respondiam ao apelo de organizações de solidariedade, incluindo a Amnistia Internacional, para uma concentração seguida de vigília com os 15 activistas angolanos detidos desde Junho em Luanda, acusados de quererem derrubar o Governo. Entre eles Luaty Beirão, em greve de fome desde 21 de Setembro, numa forma radical de luta em que está ser seguido desde o dia 9 de Outubro por outro detido, Nelson Dibango.

Logo no início da concentração, frente ao edifício-sede da representação da Comissão Europeia em Portugal, houve quem pedisse: “Luaty, decide viver. Os heróis são mais importantes vivos.” Mas a palavra forte da iniciativa foi: “Liberdade já!”, grito que, em plena Avenida da Liberdade, se combinou com: “Abaixo a repressão!”, “Abaixo a ditadura”.

À cabeça do desfile, numa faixa da organização Solidariedade Imigrante, lia-se, sob fundo azul: “Não às prisões arbitrárias”. Alguns empunhavam cartazes em que foram impressos os rostos dos detidos. A luta de Luaty levou a que lhe tivesse sido dedicada uma palavra de ordem: “Luaty Beirão, juntos contra a repressão!”. “Somos todos Luaty Beirão”, lia-se também em algumas T-shirts brancas.

A irmã do detido em greve de fome, Serena Mancini, o escritor José Eduardo Agualusa e o humorista Nuno Markl estavam entre os angolanos e portugueses que aderiram à concentração. Símbolos partidários só o do Movimento Alternativa Socialista, que escreveu numa faixa: “Liberdade para os presos políticos! Abaixo o regime angolano!” A adesão veio de diferentes quadrantes políticos: do ex-líder do CDS-PP Ribeiro e Castro à deputada do PS Isabel Moreira e a militantes do Bloco de Esquerda.

“O MPLA [Movimento Popular de Libertação de Angola, partido no poder], com a prisão dos jovens, tentou cortar pela raiz a mobilização e está a ter o efeito contrário”, disse ao PÚBLICO o jornalista e activista Rafael Marques, no entender de quem o Presidente, José Eduardo dos Santos, está a “criar uma situação terrível para si próprio”. “Se não forem libertados, o movimento crescerá e o MPLA será derrotado”, acrescentou o angolano, que em Maio foi condenado a seis meses de prisão com pena suspensa pela publicação do livro Diamantes de Sangue, Corrupção e Tortura em Angola, onde são descritos casos de violação de direitos humanos nas Lundas.

“O Luaty sozinho, com a sua greve, conseguiu mobilizar a comunidade cívica internacional. O Luaty conseguiu derrotar a obsessão do Presidente e a tirania do MPLA. Deus esteja do lado do MPLA para que não lhe aconteça nada”, afirmou também Rafael Marques, que apelou à intervenção do Presidente português, Cavaco Silva. “Bastava-lhe um telefonema para o seu homólogo a solicitar informações sobre o estado de saúde deste português”, disse. Luaty Beirão, 33 anos, é luso-angolano.

Maior empenhamento das autoridades de Lisboa é também o que defende Teresa Pina, directora da secção portuguesa da Amnistia, organização que numa semana recolheu quase 28 mil assinaturas a favor dos “prisioneiros de consciência” angolanos. “Portugal enquanto membro do Conselho de Direitos Humanos na ONU não se pode calar.”

Ribeiro e Castro encara o que está a acontecer com os detidos angolanos “com tristeza e preocupação pelo estado de saúde dos jovens”. Foi por isso que pediu “uma decisão rápida que ponha fim a este absurdo” e apelou aos dirigentes angolanos para que “não dêem passos atrás” na evolução do país.

No Rossio, com a noite a cair, começaram a acender-se velas. A pensar em Luanda. Sem discursos agendados, antes de um conjunto de tambores ter dado à vigília nova animação, haveria de gritar-se: “Angola muda, muda, muda!”

Luan terá dito mais tarde ao pai para ir falar com os que mantêm Luaty e os seus companheiros na prisão.

(Foi corrigida a grafia do nome de Luan, anteriormente identificado como Luane)

Sugerir correcção
Ler 5 comentários