Unicef denuncia aumento das "graves violações" dos direitos das crianças na Síria

Os números que constam no relatório apontam para mais de 850 crianças recrutadas para combater no conflito.

Foto
Grupo de crianças sírias num campo de refugiados na Jordânia Reuters/MUHAMMAD HAMED

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) denunciou esta segunda-feira o aumento das graves violações dos direitos das crianças na Síria e apelou às partes envolvidas no conflito e à comunidade internacional para uma “solução política imediata”.

“O nível de sofrimento não tem precedentes. Milhões de crianças na Síria estão permanentemente sob a ameaça de ataques, as suas vidas estão totalmente viradas do avesso”, afirmou, num relatório divulgado, o director regional da Unicef para o Médio Oriente e Norte de África, Geert Cappelaere.

No relatório, o responsável salienta que aquelas crianças vão ficar “marcadas para o resto da vida com consequências para a sua saúde, bem-estar e futuro”. A guerra na Síria, que já fez mais de 310 mil mortos e milhões de refugiados, entra no próximo dia 15 no seu sétimo ano.

Segundo o relatório, as violações graves dos direitos das crianças naquele país “atingiram em 2016 o número mais elevado de que há registo”. “Os casos confirmados de morte, mutilação e recrutamento de crianças aumentaram significativamente no ano passado, com a escalada de violência em todo o país”, sublinha o documento, acrescentando que pelo menos 652 crianças foram mortas.

Aquele número representa um aumento de 20% em relação a 2015. A Unicef destaca que 255 crianças foram mortas numa escola ou imediações e que mais de 850 foram recrutadas para combater no conflito.

“As crianças estão a ser usadas e recrutadas para combater directamente nas linhas da frente e participam cada vez mais activamente, incluindo em casos extremos de execuções, como, bombistas suicidas ou guardas prisionais”, adverte a agência da ONU.

No documento, a Unicef denuncia também que o acesso a cuidados médicos, bens de primeira necessidade e outros serviços básicos continua difícil. “As dificuldades de acesso em diversas zonas da Síria não permitem avaliar a verdadeira dimensão do sofrimento das crianças, nem fazer chegar com a devida urgência assistência humanitária às raparigas e rapazes mais vulneráveis”, refere.

A Unicef salienta que “além das bombas, das balas e das explosões, as crianças estão a morrer em silêncio muitas vezes de doenças que poderiam ser facilmente evitáveis”. O relatório refere também que 2,8 milhões de crianças mais vulneráveis estão em viver em zonas de difícil acesso e que daquelas 280.000 estão cercadas e “praticamente sem acesso à ajuda humanitária”.

“Após seis anos de guerra, perto de seis milhões de crianças dependem agora de assistência humanitária, o que representa um aumento de 12 vezes relativamente a 2012”, sublinha a Unicef, explicando que algumas crianças foram deslocadas sete vezes e que mais de 2,3 milhões estão a viver como refugiadas na Turquia, Líbano, Jordânia, Egipto e Iraque.

As crianças refugiadas e do interior da Síria, continua a Unicef, estão a ser empurradas para o casamento precoce e o trabalho infantil, porque não há alternativas para lidar com a situação. “Em mais de dois terços dos agregados familiares há crianças a trabalhar para ajudarem as famílias, algumas em condições muito duras até mesmo para adultos”, refere.

Perante os factos descritos no relatório, a Unicef apela a uma solução imediata para pôr fim ao conflito, ao fim de todas as violações graves contra crianças, o levantamento de todos os cercos e acesso incondicional e sustentado a todas as crianças que precisam de ajuda. A Unicef pede também “apoio continuado aos governos e comunidades que acolhem refugiados dirigidos a crianças vulneráveis” e “apoio financeiro sustentado para a assistência humanitária” que aquela agência da ONU dá às crianças sírias.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários