Últimas sondagens dão vantagem a Hillary Clinton

Democrata tem 90% de hipóteses de chegar à Casa Branca, conclui sondagem da Reuters. A vitória de Trump, diz o mesmo inquérito, está dependente de uma confluência de factores pouco provável.

Foto
AFP/JUSTIN SULLIVAN

A menos de 24 horas de os americanos se deslocarem às urnas para escolherem os próximo Presidente dos EUA, uma sondagem da Reuters dá 90% de hipóteses de vitória da candidata democrata Hillary Clinton em relação ao republicano Donald Trump.

A muito maior probabilidade de uma vitória democrata explica-se por várias razões. As hipóteses de Clinton são praticamente idênticas às divulgadas na semana passada, e, segundo a mesma sondagem, uma vitória de Trump depende, neste momento, de um cenário improvável de afluência de eleitores brancos, afro-americanos e hispânicos em seis ou sete estados.

A antiga secretária de Estado lidera as intenções de voto com 42% a 45% no voto popular e está bem encaminhada para vencer 303 votos no colégio eleitoral, ultrapassando os 270 votos suficientes para ocupar a Casa Branca, conclui a sondagem da Reuters.

Em relação a Donald Trump, as esperanças do republicano concentram-se nos resultados que possa a vir a obter em estados como a Florida, Michigan, Carolina do Norte, Ohio, onde as sondagens dão um resultado muito apertado entre os dois candidatos sem ser possível indicar um vencedor, e na Pensilvânia, onde Clinton tem uma vantagem magra de três pontos percentuais. Ou seja, para que Trump possa festejar esta terça-feira terá que sair vencedor na grande maioria destes estados.

Qualquer cenário que englobe duas derrotas do empresário na Florida, Michigan e Pensilvânia vai culminar quase garantidamente numa vitória de Hillary Clinton. Simultaneamente, Trump terá que manter o bastião republicano Arizona e esperar que o candidato independente Evan McMullin não conquiste o Utah, outro estado que tipicamente garante o voto no partido Republicano.

O trabalho da Reuters indica ainda que Donald Trump necessita de uma afluência dos eleitores brancos republicanos maior do que aquela registada em 2012, uma diminuição dos votos dos afro-americanos e uma subida menor do que aquela que é actualmente prevista da afluência às urnas de hispânicos.

Hillary Clinton surge na frente nos principais barómetros. O site FiveThirtyEight atribui à candidata democrata 69,2% de hipóteses de vitória contra 30,7% de Donald Trump. Já a estimativa do Real Clear Politics aponta para 203 grandes eleitores de Clinton contra 164 de Trump, deixando 171 em aberto. E o New York Times atribui nesta segunda-feira 84% de probablidades de vitória a Hillary Clinton.

A média de todas as sondagens também coloca Clinton na frente, mas, como sempre, falta ver se as intenções de votos se confirmam nas urnas. E neste caso particular, além da mobilização que cada partido será capaz de gerar, será igualmente importante perceber até que ponto as sondagens captaram o fenómeno Donald Trump.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários