Tweet sobre menstruação e golpe de Estado custa coroa à Miss Turquia

Itir Esen, de 18 anos, ficou sem o título de Miss Turquia 2017 por causa de uma publicação no Twitter no aniversário da tentativa de golpe de Estado de 2016.

Foto
Itir Esen DR

Itir Esen foi coroada Miss Turquia 2017 na quinta-feira. Mas a jovem de 18 anos ficou com o título durante apenas algumas horas, depois de um tweet partilhado em Julho ter vindo novamente a público.

Por volta do dia 15 de Julho, dia em que se celebrou um ano da tentativa de golpe de Estado por parte do exército turco, Esen decidiu recordar o momento com a sua menstruação: “Estou a ter o meu período esta manhã para celebrar o dia 15 de Julho, o dia dos mártires. Estou a celebrar o dia a sangrar em representação do sangue dos nossos mártires”, escreveu, referindo-se às quase 250 pessoas que morreram durante o levantamento militar que foi combatido na sua maioria pelos civis. O Presidente turco, Recep Erdogan, costuma referir-se também às pessoas que perderam a vida a combater o golpe de Estado como mártires.

Mas a ligação entre a menstruação de Esen e os mártires turcos não caiu bem na organização do concurso de beleza. Segundo dá conta a BBC, os organizadores consideraram o tweet “inaceitável” e decidiram descoroar a vencedora.

 “Lamentamos informar que o tweet foi publicado por Itir Esen. Não é possível para a Organização Miss Turquia promover este tipo de publicações, quando se pretende apresentar a Turquia ao mundo e contribuir para a sua imagem”, afirmaram os organizadores num comunicado divulgado nesta sexta-feira.

Esen utilizou depois o Instagram para explicar que o que escreveu não tinha qualquer tom político: “Quero dizer que sou uma miúda de 18 anos. Eu não tive intenções políticas ao partilhar este post”, escreveu, acrescentando que foi educada “com o respeito pela pátria e pela nação”, pedindo também desculpa pelo “mal-entendido”.

A coroa passa assim para Asli Sumen, que ficou em segundo lugar, que vai agora representar a Turquia na competição para a Miss Mundo que se irá realizar na China.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários