Trump marca comício para a noite do jantar com os correspondentes da Casa Branca

Presidente vai estar com militantes na Pensilvânia. É a primeira vez desde 1924 que um Presidente falta ao encontro em Washington.

Foto
Presidente vai estar em Harrisburg para assinalar os primeiros 100 dias do mandato Reuters/AARON P. BERNSTEIN

Donald Trump vai estar num comício com militantes, na Pensilvânia, na mesma noite em que os correspondentes da Casa Branca se reúnem, em Washington, para o jantar anual com o Presidente. Trump já tinha recusado a presença no tradicional evento, que costuma decorrer num ambiente descontraído, e agora fez saber que troca aquela recepção gastronómica, que poucos chefes de Estado norte-americanos dispensaram desde que ela foi criada em 1924, para estar com os seus apoiantes.

Segundo o jornal espanhol El País, a última ausência de um Presidente também envolveu um republicano, Ronald Reagan, em 1981, mas as razões dessa ausência foram de saúde: Reagan recuperava de ferimentos de bala que sofrera numa tentativa de assassinato, a 30 de Março desse ano. 

Foi o próprio Trump, através do Twitter, como habitualmente, quem anunciou a realização do comício. "No próximo sábado vamos fazer um GRANDE comício na Pensilvânia." Para a Casa Branca, segundo uma fonte citada pelo jornal norte-americano Politico, o comício é mais sobre os primeiros 100 dias da Presidência Trump, que se assinalam no mesmo dia, e menos sobre o jantar com a imprensa, com quem Trump nunca teve uma relação pacífica. 

A mesma fonte, um responsável sénior da actual Administração que não é identificado pelo jornal, acrescenta: "Os media estão a tentar fazer disto algo sobre eles – com todo o respeito, não tem nada a ver com vocês. Tem a ver com estarmos focados nas pessoas."

Na sequência disso, acrescenta o Politico, publicações como Vanity Fair, Bloomberg, TimePeople The New Yorker cancelaram os eventos e festas que costumam organizar em programas paralelos ao jantar. O maior jornal dos EUA, o The New York Times, e o site BuzzFeed anunciaram por seu lado que faltarão igualmente ao jantar.

A 25 de Fevereiro, Trump tinha divulgado no Twitter que não estaria naquele jantar em Washington, cujos lucros revertem a favor de um programa de bolsas de jornalismo e cuja iniciativa reconhece também o papel da imprensa, com quem Trump sempre teve uma relação difícil.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários