Trump está "triste" por se retirarem estátuas de heróis supremacistas

Republicanos evitam ir às televisões comentar as declarações do Presidente dos EUA.

Foto
Trump varreu as críticas vindas do seu partido como meras tentativas de “captar atenção” de políticos menores Kevin Lamarque/REUTERS

Donald Trump insiste, não desiste: no Twitter, a sua arma preferida, disse estar “triste” por ver que algumas cidades estão a remover do espaço público estátuas de figuras que combateram pelos estados esclavagistas do Sul na Guerra da Secessão, o pretexto para a manifestação da extrema-direita em Charlotteville no último fim-de-semana.

“Fico triste por ver a história e a cultura do nosso grande país ser destruída com a retirada das nossas lindas estátuas e monumentos. Não se pode mudar a história, mas pode-se aprender com ela. Robert E. Lee, Stonewall Jackson – quem será o próximo, Washington, Jefferson? Que estupidez!”, escreveu o Presidente dos EUA, repisando os argumentos que tem usado.

Esta argumentação que usa os termos do património e da cultura, tentando passar para segundo plano o facto de que são ícones de uma sociedade que se baseava na escravatura e na segregação, é precisamente a usada pelos actuais grupos neo-confederados e defensores da supremacia branca, que se opõem a que sejam retirados os monumentos da Confederação dos espaços públicos, explica o Southern Poverty Law Center, uma organização que estuda o extremismo e crimes de ódio nos EUA.

A maioria dos historiadores, no entanto, sublinha que estes monumentos tinham o propósito de celebrar a supremacia branca. Foram erguidos sobretudo entre 1895 e a I Guerra Mundial, “como parte de uma campanha para apresentar a causa do Sul na Guerra Civil como justa e a escravatura como uma instituição benevolente”, disse ao Washington Post a historiadora Karen Cox, da Universidade da Carolina do Norte.

Mas no imaginário de muitos americanos, estas estátuas são símbolos do orgulho sulista, em vez da supremacia branca (54% acha isto, segundo uma sondagem YouGov/The Economist), concordando com Trump. É uma ideia bastante mais vincada entre os brancos e os cidadãos com mais de 65 anos – tal como o Presidente.

O Partido Democrata está a tentar aproveitar a onda de indignação com a manifestação e a violência em Charlottesville e lançou uma campanha para organizar activistas, na esperança de conseguir transformar em votos esta vaga.

Vários líderes do Partido Republicano tentaram afastar-se da posição de Trump, como o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell – que não está de boas relações com o Presidente, depois de não ter conseguido repelir o Obamacare. “Não há neonazis bons, e os que partilham as suas ideias não apoiam os ideais e liberdades americanas”, declarou. O senador Lindsey Graham, um crítico habitual de Trump, exigiu-lhe que traga o partido “para a luz, e não de volta à escuridão.”

Mas o Presidente Trump varreu estas críticas como meras tentativas de “captar atenção” de políticos menores. O nível desceu tanto que os políticos estão a evitar ir aos talk-shows televisivos, para não responderem a perguntas sobre Trump. “Convidámos todos os senadores republicanos para o programa esta noite, 52”, disse Chuck Todd, da MSNBC.  Até a Fox News, uma televisão solidamente conservadora, está a ter esse problema, relata o Washington Post. “Trabalhámos o dia todo, e não tivemos sucesso”, disse Shepard Smith.

Sugerir correcção
Ler 51 comentários