Trump convoca todos os senadores para uma palestra sobre Coreia do Norte

Num almoço com embaixadores na ONU, o Presidente atacou a organização. "Voltou as costas aos conflitos", disse.

Foto
Trump e Haley na Casa Branca, esta segunda-feira Reuters

Numa decisão pouco habitual num Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump chamou os cem senadores para uma reunião na sexta-feira na Casa Branca, para os pôr a par da situação na Coreia do Norte.

Os senadores vão ouvir explicações de quatro membros do Governo, entre eles o secretário de Estado, Rex Tillerson e o secretário da Defesa. Sessões de esclarecimento sobre política externa para membros do Congresso não são inéditas, mas costumam decorrer no Capitólio. É invulgar realizarem-se na Casa Branca com todos os membros do Senado.

O anúncio da sessão foi feito pouco depois de a embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Nikki Haley, ter definido as "linhas vermelhas" da Administração Trump em relação à Coreia do Norte. Questionada numa entrevista sobre se os EUA atacariam e em que circunstância, Haley disse: "Se virem um ataque a uma base militar, se virem algum tipo de míssil balístico intercontinental, então obviamente que o faremos".

A embaixadora disse que os EUA não procuram uma guerra nem atacarão a Coreia do Norte, "a não ser que lhes dêem um motivo para isso".

Nikki Haley esteve em Washington para um almoço com Trump e alguns embaixadores nas Nações Unidas, convidados para a Casa Branca. Na altura, o Presidente dos EUA atacou a ONU, acusando a organização de ter "voltado as costas aos conflitos".

No domingo, o Presidente chinês, Xi Jinping, pediu a Trump, numa conversa telefónica, para mostrar contenção em relação à Coreia do Norte. Um porta-aviões americano, liderando uma esquadra, deverá chegar ao Mar do Japão nos próximos dias para manobras conjuntas.

A tensão na região continua a subir, até porque esta terça-feira, 25 de Abril, celebra-se o 85.º aniversário da criação do Exército do Povo Coreano, receando-se que o regime de Pyongyang aproveite a data para fazer algum tipo de demonstração de força.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários