Egipto condena 56 pessoas por naufrágio que matou 203 migrantes

Barco naufragou quando se dirigia a Itália, provocando a morte de 203 pessoas, e levando o Parlamento egípcio a aprovar uma nova lei contra o tráfico de pessoas.

Foto
O Egipto tornou-se, em 2016, o segundo ponto de partida de emigrantes que viajam ilegalmente para a Europa por mar, a seguir à Líbia Reuters/YANNIS BEHRAKIS

O Tribunal Penal de Rashid, no Egipto, condenou este domingo 56 pessoas a penas de dois a 14 anos de prisão pelo naufrágio de um barco que provocou a morte de 203 migrantes a 21 de Setembro do ano passado, informou a agência MENA.

O tribunal considerou os condenados culpados de homicídio involuntário, fraude e negligência, além do uso de barco sem licença e de pôr em risco a vida de crianças.

O barco dirigia-se a Itália, para onde milhares de egípcios tentam emigrar anualmente, levando a bordo migrantes egípcios, sudaneses, eritreus e somalis. O Egipto tornou-se, em 2016, o segundo ponto de partida de emigrantes que viajam ilegalmente para a Europa por mar, a seguir à Líbia.

Depois do naufrágio de Setembro, onde 169 pessoas foram resgatadas, de acordo com a Reuters, as forças de segurança detiveram dezenas de pessoas, incluindo o dono do barco, a tripulação e traficantes.

Quase um mês depois do naufrágio, o Parlamento egípcio aprovou uma lei a penalizar o tráfico de pessoas e o apoio à migração ilegal. A nova lei castiga com penas de prisão e multas avultadas (entre 5120 e 20.477 euros) "qualquer pessoa que cometa o crime de traficar, tenha intenção de o fazer ou de servir de mediador".

Desde que a Turquia e a União Europeia chegaram a acordo, há cerca de um ano, para travar o fluxo de migrantes e refugiados que navegam da costa da Turquia para a Grécia, as pessoas que tentam chegar à Europa por mar começaram a procurar outras rotas mais perigosas do norte de África para a Itália.

Mais de cinco mil pessoas morreram no Mar Mediterrâneo no ano passado, de acordo com agências internacionais, assinalando o triste número recorde. O pior dos acidentes conhecidos aconteceu em Abril, quando cerca de 500 migrantes de África, incluindo crianças, morreram quando um barco de pesca virou ao largo da costa do Egipto.

Sugerir correcção
Comentar