Temer recebe perguntas da Polícia Federal e enfrenta julgamento decisivo em Brasília

Arranca o julgamento sobre as suspeitas de financiamento ilícito da campanha de 2014, que pode derrubar o Presidente do Brasil. Temer é questionado no âmbito do escândalo Lava Jato.

Foto
Reuters/UESLEI MARCELINO

A Polícia Federal brasileira enviou ao Presidente Michel Temer uma lista de 82 perguntas no âmbito da Operação Patmos, uma investigação que nasceu na Lava Jato e que visa o chefe de Estado e o antigo candidato presidencial Aécio Neves após a divulgação de gravações de conversas com o empresário Joesley Batista sobre o pagamento de subornos a figuras-chave do maior escândalo de corrupção de sempre no Brasil. A informação foi avançada na segunda-feira pelo jornal Estado de São Paulo.

O jornal afirma que Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal brasileiro, deu 24 horas ao Presidente para responder às perguntas. Entre as questões enviadas estão interrogações sobre os motivos da reunião entre Temer e Batista, a 7 de Março, no Palácio do Jaburu, em Brasília.

É desse encontro que resultam as gravações divulgadas pelo jornal O Globo, e que levaram a Polícia Federal a colocar o Presidente brasileiro sob suspeita dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Temer nega todas as acusações, argumentando que o áudio foi manipulado e que Batista é um “conhecido falastrão" (fala-barato).

O Presidente brasileiro enfrenta um desafio mais imediato. Esta terça-feira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a julgar Temer por suspeitas de financiamento ilegal da campanha presidencial de 2014, em que concorreu como número dois de Estado Dilma Rousseff. O julgamento será complexo e pode ser longo, mas se determinar a invalidade da candidatura, Temer será afastado da presidência.

 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários