"A Suécia está de luto, mas vamos ultrapassar isto juntos”

Primeiro-ministro diz que terroristas "não vão conseguir" mudar o modo de vida dos suecos. Polícia diz que suspeito detido, nascido no Uzbequistão, já tinha aparecido no seu radar.

Fotogaleria
Flores no local onde um ataque com um camião matou quatro pessoas em Estocolomo Reuters
Fotogaleria
Muitos suecos foram deixar flores na rua em que aconteceu o ataque com um camião que matou quatro pessoas e deixou dez feridas Reuters

Luto e desafio: a Suécia chorava as vítimas no ataque com um camião numa das principais ruas da capital, Estocolmo, mas o primeiro-ministro repetiu uma mensagem clara: “Os terroristas querem-nos enfraquecer, querem que mudemos os nossos comportamentos, querem impedir-nos de viver normalmente”, disse o primeiro-ministro, Stefan Löfven. “Não vão conseguir.”

Stefan Löfven falou depois de deixar flores no local onde aconteceu o ataque de sexta-feira, em que um camião ziguezageou a alta velocidade por uma das principais ruas comerciais da capital, atingindo transeuntes, matando quatro pessoas e deixando várias feridas com gravidade – dez feridos ainda estavam hospitalizados em estado grave, incluindo uma criança. A princesa herdeira Victoria também esteve no local para deixar uma flor. “A sociedade sueca baseia-se numa confiança enorme sobre a comunidade, a solidariedade”, disse.

Testemunhos do dia do ataque focaram-se no horror de um camião que conduzido a alta velocidade com o objectivo de causar o máximo de vítimas. Mas também sobre algo que aconteceu quando os transportes públicos ficaram paralisados e muitas pessoas não tinham maneira de chegar a casa: entreajuda.

Bitte Hammargren, editora e analista do Instituto Sueco de Assuntos Internacionais, comentava no Facebook: “Estamos profundamente tristes pela perda de vidas mas confortados por toda a bondade que muitos mostraram”, partilhando uma imagem de uma mulher idosa a ser acompanhada por um polícia que a amparava a andar. “Esta fotografia mostra a atmosfera. E quando não havia transportes públicos milhares e milhares andaram até casa. Cenas de resiliência.”

“A Suécia mostrou-se no seu melhor, na entreajuda, apoio, ao abrir as nossas casas aos outros”, declarou o primeiro-ministro - muitas pessoas ofereceram as suas casas a quem vivia mais longe e não conseguia andar até lá. “Isso mostra também a nossa força, e esta força é algo que ninguém nos pode tirar. A Suécia está de luto, mas vamos ultrapassar isto juntos”, garantiu. O dia de luto oficial está marcado para segunda-feira, quando será observado um minuto de silêncio. 

As autoridades foram dando informações a pouco e pouco, e em conferência de imprensa, anunciaram que um suspeito detido, nascido no Uzbequistão, de 39 anos, já era conhecido das autoridades.

Ainda não há reivindicação

O responsável pelos serviços de segurança interna (Säpo), Anders Thornberg, disse que o suspeito tinha aparecido nas bases de dados, mas não foram encontradas, na altura, ligações a qualquer grupo extremista. 

A imprensa noticiou que era simpatizante do Daesh. A Suécia é um dos países europeus de onde saíram mais combatentes para se juntar a grupos radicais na Síria e Iraque – em 2015, seriam cerca de 300. O Säpo avisava, já este ano, que um dos desafios de segurança era que o Daesh incentivava cada vez mais os simpatizantes a levar a cabo ataques nos seus países em vez de saírem para combater no Médio Oriente.

O atentado de sexta-feira não foi reivindicado; algo que no caso do Daesh é comum se o atacante não morreu – pensa-se que a razão é a reivindicação poder prejudicar o acusado num processo judicial. Os últimos atentados usando veículos na Europa – Nice, Berlim, Londres – foram reivindicados pelo grupo terrorista.

O chefe da polícia nacional, Dan Eliasson, disse por sua vez que está cada vez mais confiante de que o suspeito detido é, de facto, o responsável do ataque. “Nada aponta para a hipótese de termos a pessoa errada, pelo contrário, as suspeitas têm aumentado à medida que a investigação avança.” 

A polícia disse ainda que encontrou um “engenho” suspeito no lugar do condutor do camião. “Nesta altura é impossível dizer o que é”, declarou Eliasson. “Apenas que é algo que não deveria lá estar.”

O preço de uma sociedade aberta

“É muito difícil [impedir um ataque] quando se trata de um indivíduo sozinho que não faz parte de um grupo maior ou de um planeamento mais organizado”, sublinhou Thornberg.  

O antigo primeiro-ministro Fredrik Reinfeldt argumentou que uma sociedade aberta tem de aceitar este risco: “O preço de uma sociedade aberta é que é muito difícil protegermo-nos desde tipo de iniciativas levadas a cabo por uma só pessoa”, declarou à BBC Radio 4. O debate pode ser agora sobre se é aceitável um aumento de câmaras de vigilância, antecipou Reinfeldt.

A Suécia, onde haverá eleições legislativas no próximo ano, foi o país que mais refugiados recebeu per capita em 2015, mas acabou por apertar as regras para conceder asilo e impôs alguns controlos fronteiriços, sob pressão de uma crescente popularidade do partido nacionalista Democratas Suecos, que é já a segunda força política nas sondagens.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários