Sobe para 33 número de mortos em derrocada de prédio na Índia

Perto de dez pessoas ainda estão desaparecidas. O edifício tinha sido declarado não seguro para habitar há seis anos.

Foto
Reuters/SHAILESH ANDRADE

Pelo menos 33 pessoas morreram e 15 ficaram feridas na quinta-feira na derrocada de um edifício residencial na cidade de Bombaim, na Índia, segundo o balanço oficial desta sexta-feira. Equipas de resgate prosseguiram durante a noite com os trabalhos de remoção dos escombros do edifício de cinco andares localizado na área de Bhendi Bazar, no centro da capital financeira da Índia.

Um dos bombeiros, Prabhat Kumar, disse que foram resgatados dos escombros 15 feridos. No entanto, cerca de dez pessoas continuam desaparecidas, temendo-se que estejam debaixo dos escombros.

O edifício, de 117 anos, foi declarado não seguro para habitar há seis anos. O prédio albergava nove famílias em apartamentos localizados nos pisos acima do rés-do-chão, onde estava uma creche. A derrocada ocorreu antes das crianças chegarem, disse a polícia indiana.

O edifício desabou após as fortes chuvas que se abateram sobre Bombaim, que registaram o nível mais elevado desde 2005, com 315 milímetros de precipitação.

Milhares de edifícios na cidade têm mais de um século- Têm fundações enfraquecidas pelas fortes chuvas de monção que caíram ao longo dos anos. No mês passado, o colapso de um prédio no subúrbio de Ghatkopar matou 17 pessoas.

Bombaim está a regressar aos poucos à normalidade depois de ter ficado paralisada dois dias devido às chuvas torrenciais, que levaram à suspensão dos transportes públicos. A cidade vê-se a braços anualmente com as cheias da época de monções, o que gera sempre críticas devido à falta de planeamento para enfrentar um problema recorrente.

Desde o início da época das moções as cheias devastadoras já fizeram pelo menos mil mortes no Sudeste Asiático, afectando 40 milhões de pessoas no Norte da Índia, Sul do Nepal e Norte do Bangladesh.

Sugerir correcção
Comentar