Sete policias mortos e 17 feridos num ataque atribuído às FARC

Foto
Protesto na Colômbia, em Dezembro, pela libertação dos reféns das FARC Luis Robayo/AFP

A explosão de uma bomba artesanal causou a morte de pelo menos sete polícias que participavam em operações para a erradicação das plantações de coca na região colombiana de Caño Curva, junto à fronteira com a Venezuela. As autoridades atribuíram o ataque às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

A morte dos sete polícias foi confirmada pelas autoridades locais e um porta-voz da polícia em Bogotá disse ainda aos jornalistas que pelo menos 17 membros dos carabineiros ficaram feridos, dez dos quais em estado grave.

“Lamentamos que, uma vez mais, os grupos ao serviço do terrorismo tenham causado problemas nesta região. O nosso pensamento está com as famílias dos homens da polícia nacional que perderam a vida neste ataque”, disse o governador do departamento de Santander Norte, Edgar Diaz, citado pela AFP.

Os polícias estavam envolvidos numa operação de erradicação de plantações ilegais de coca junto à fronteira com a Venezuela e o governador local adiantou que os autores do ataque surpreenderam os polícias com explosivos artesanais. No local morreram quatro polícias e outros três não resistiram aos ferimentos quando já estavam a ser levados para o hospital.

Responsáveis da polícia contactados pela AFP responsabilizaram os rebeldes das FARC pelo ataque. A guerrilha tem actualmente cerca de 9000 elementos e em Abril libertou os mais antigos reféns que tinha em seu poder, seis polícias e quatro militares.

Em Fevereiro a guerrilha renunciou à prática de raptos em troca de resgates monetários – que asseguram uma parte do seu financiamento –, chamando a esta nova etapa um “desafio para a paz”. O grupo rebelde ainda tem em sua posse mais de uma centena de pessoas sequestradas, de acordo com várias associações colombianas.

Sugerir correcção
Comentar