Sanchéz convoca Congresso e primárias para Outubro

Um dia depois de pesada derrota na Galiza e no País Basco, líder socialista tenta responder aos críticos.

Foto
Sánchez considera a actual situação no partido “insustentável” Pedro Armestre/AFP

Um dia depois de o PSOE ter obtido a pior votação em eleições autonómicas, o líder dos socialistas espanhóis Pedro Sanchéz anunciou a intenção de adiantar o congresso do partido, antecedido por eleições primárias para a liderança a 23 de Outubro.

A decisão, anunciada no comissão permanente do partido, visa aclarar uma situação que o próprio Sánchez considera “insustentável”, perante a barragem de críticas internas que enfrenta há meses, adiantam fontes próximas do líder, citado pela edição online do diário El Mundo. Segundo as mesmas fontes, os ataques ao líder terão sido decisivos para o péssimo resultado obtido no domingo pelos socialistas na Galiza e no País Basco.

Além da perda de mandatos – sete no parlamento basco e quatro na assembleia galega –, o PSOE ficou atrás do Podemos e dos seus aliados nas duas regiões autónomas, conseguindo uma votação a níveis que já não registava desde os primeiros anos da restauração da democracia, sublinha o El País.

Sanchez, que se empenhou pessoalmente nas duas votações, sai fragilizado perante os aliados que, adianta o mesmo diário, vão aproveitar as várias reuniões partidárias previstas para esta semana para o dissuadirem dos planos de negociar uma maioria alternativa ao PP – vencedor das legislativas de Junho, de novo sem maioria. Segundo eles, qualquer esforço nesse sentido será não só contra-produtivo como destinado ao fracasso, já que o Cidadãos (centro-direita) recusa negociar uma coligação com o PSOE que inclua também o Podemos. 

Sugerir correcção
Ler 3 comentários