Rick Santorum desiste das presidenciais americanas

Foto
Rick Santorum foi senador pelo Estado da Pensilvânia entre 1995 e 2007 Jim Young/Reuters

Rick Santorum anunciou na terça-feira que a sua candidatura às eleições presidenciais nos Estados Unidos chegou ao fim, deixando o caminho livre para Mitt Romney se tornar no candidato oficial do Partido Republicano em Novembro.

Seria impossível para Santorum, um ultra-conservador, superar o considerável avanço de Mitt Romney na corrida republicana, e o ex-senador da Pensilvânia corria o risco de sofrer uma derrota nas primárias do seu próprio estado, no próximo dia 24 de Abril.

Mas, até recentemente, Santorum defendeu que Romney era um candidato fraco para enfrentar Barack Obama e estava empenhado em impedi-lo de conseguir os 1144 delegados necessários para obter a nomeação do partido. A sua decisão abrupta de retirar-se da corrida põe um ponto final nas primárias republicanas, que vão continuar a seguir o seu curso sem que qualquer dos outros candidatos restantes – Newt Gingrich e Ron Paul – represente uma verdadeira ameaça à coroação de Romney. Romney pode agora começar a concentrar esforços e recursos financeiros na eleição contra Obama.

Rick Santorum, um candidato que era considerado irrelevante até ao início de Janeiro quando ganhou no estado do Iowa, não especificou o que o fez desistir da corrida.

Rodeado da mulher e dos filhos, disse que tinha tomado a decisão durante o fim-de-semana, enquanto a sua filha de três anos, que nasceu com uma rara condição genética (Trissomia 18), estava hospitalizada devido a uma pneumonia. Disse que a corrida presidencial tinha chegado ao fim para ele, mas que iria continuar a “falar aos americanos”. É possível que tenha decidido retirar-se mais cedo do que tarde para não ser acusado de danificar as perspectivas dos republicanos nas eleições de Novembro e salvar as suas reservas para uma futura candidatura presidencial. Santorum 2016? Pode acontecer.

Santorum contactou Romney antes do seu anúncio e os dois terão combinado um encontro dentro de pouco tempo, disse aos jornalistas um dos seus estrategas de campanha, John Brabender.

Santorum nunca mencionou Romney no seu discurso de 20 minutos. No final, quando os jornalistas lhe perguntaram se iria apoiar Romney, não respondeu, abandonando a sala com a família. Romney emitiu um comunicado assim que Santorum acabou de falar congratulando-o pela sua campanha. “Ele demonstrou ser uma voz importante no nosso partido e no país”, escreveu.

Notícia actualizada às 21h16
Sugerir correcção
Comentar