Republicano eleito um dia depois de ser acusado de agredir jornalista

O candidato norte-americano é acusado de ter agredido um jornalista do jornal britânico Guardian e deverá ser presente em tribunal no próximo mês. Ainda assim, venceu as eleições para a Câmara dos Representantes.

Fotogaleria
Reuters/STRINGER
Fotogaleria
Reuters/STRINGER
Fotogaleria
Reuters/STRINGER
Fotogaleria
Reuters/STRINGER
Fotogaleria
Reuters/STRINGER
Fotogaleria
Reuters/STRINGER
Fotogaleria
Reuters/STRINGER

O candidato republicano Greg Gianforte venceu a eleição especial no Montana para a Câmara dos Representantes. O cargo estava vago há dois meses, desde que o também republicano Ryan Zinke foi chamado por Donald Trump para ser secretário do Interior. Foi a primeira eleição para o Congresso desde a vitória de Donald Trump nas presidenciais.

O seu adversário era o democrata Rob Quist, um músico cowboy de 69 anos.

A vitória de Gianforte – que foi eleito através da campanha mais dispendiosa de sempre no Montana – garante aos republicanos a manutenção de um dos seus congressistas.

Na véspera da votação, Gianforte envolveu-se numa agressão a um jornalista do The Guardian. Depois de saber que tinha vencido, Gianforte pediu desculpa pelo seu comportamento. “A noite passada agi mal e cometi um erro que não posso apagar. Não estou orgulhoso do que aconteceu. Não devia ter respondido como respondi e lamento por isso”, começou. Da multidão ouviu-se um sonoro “estás perdoado”.

Gianforte obteve 51% de votos, contra os 43% do candidato dos democratas.

A Reuters diz que o incidente não terá influenciado a votação, pois um  terço dos eleitores tinha votado por antecipação. 

Na campanha, Gianforte aproximou-se muito da retórica do Presidente norte-americano, repetindo que ia “limpar o pântano”, enquanto surgia em comícios ao vice-presidente, Mike Pence, e de Donald Trump Jr., o filho mais velho do Presidente.

Em Junho, o agora congressista irá a tribunal, uma vez que o jornalista apresentou uma queixa contra ele. Não obstante, o New York Times diz que será improvável isso o impeça de assumir o cargo.

Em Novembro de 2018, os EUA realizam eleições para escolher uma nova Câmara dos Representantes e um novo Senado.

Sugerir correcção
Comentar