Coreia do Norte avisa que conflito nuclear "pode começar a qualquer momento"

Kim In-ryong, embaixador adjunto da Coreia do Norte na ONU, afirmou que a actual situação de tensão pode gerar "uma guerra termonuclear".

Foto
Reuters/DAMIR SAGOLJ

O embaixador adjunto da Coreia do Norte na ONU, Kim In-ryong, afirmou esta segunda-feira em conferência de imprensa afirmou que a actual tensão com os EUA pode provocar um conflito nuclear a qualquer momento.

Está criada “uma situação perigosa na qual uma guerra termonuclear pode rebentar a qualquer momento na península [da Coreia] e constitui uma ameaça séria à paz e segurança mundiais”, afirmou Kim, citado pela CNN.

A declaração surge no mesmo dia em que o vice-presidente americano, Mike Pence, visitou a zona desmilitarizada entre as Coreias. “Os EUA estão a perturbar a paz e estabilidade globais e a insistir na lógica de ‘gangster’ de que a sua invasão a um Estado soberano é ‘decisiva, justa e proporcional’ e contribui para ‘defender’ a ordem internacional”, continuou o representante norte-coreano.

Por sua vez, e numa entrevista à BBC, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte, Han Song-ryol, também respondeu aos EUA e garantiu que serão feitos mais testes balísticos “numa base semanal, mensal e anual”.

Além disso, Song-ryol diz que uma acção militar americana iria causar uma “guerra total”.

A Coreia do Norte tem sido pressionada pelos EUA e também pela China.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários