Relatório final sobre queda de avião da EgyptAir culpa co-piloto

O relatório final sobre o acidente do voo 990 da EgyptAir, em Outubro de 1999, atribui a culpa ao co-piloto Gameel el Batouti, acusado de ter provocado, intencionalmente, a queda do aparelho no mar, confirmaram hoje à CNN fontes da National Transportation Safety Board (NTSB).

A queda do voo 990 das linhas aéreas egípcias remonta a 31 de Outubro de 1999. O Boeing 767 levantou voo do aeroporto internacional JFK, em Nova Iorque, e dirigia-se para o Cairo. Porém, cerca de 40 minutos mais tarde despenhava-se no Atlântico, ao largo de Massachusetts, na costa leste dos EUA. Todas as 217 pessoas a bordo morreram.

De acordo com o relatório, a queda do aparelho foi provocada, intencionalmente, por Batouti, que estava aos comandos do aparelho quando o avião começou a cair. A teoria das autoridades norte-americanas avança ainda que Batouti, islâmico, levou a cabo um ataque suicida. Porém, as autoridades egípcias sempre contrariaram este argumento, afirmando que a queda do aparelho se ficou a dever a problemas mecânicos. Cairo manteve também a teoria de que as últimas palavras de Batouti - "Coloco o meu destino nas mãos de Deus", repetidas várias vezes à medida que o avião caía - foram mal interpretadas pelos norte-americanos.

O relatório deverá ser tornado público já no início da próxima semana.

Sugerir correcção
Comentar