Reino Unido ainda não tem plano para o "Brexit"

A conclusão é de um relatório realizado por uma consultora, mas o Governo de Londres diz que não o pediu e "não reconhece" o seu conteúdo.

Foto
A primeira-ministra é criticada por querer centralizar todas as decisões Reuters/TOBY MELVILLE

O Governo britânico não tem um plano geral para implementar o Brexit e a estratégia para retirar o Reino Unido da União Europeia poderá demorar seis meses a ser definida, sugere um relatório produzido por uma consultora para o Governo britânico a que a BBC teve acesso. O relatório detalha que ainda não existe uma estratégia “por causa das divisões dentro do Governo” de Theresa May.

De acordo com o documento, as soluções apresentadas pela primeira-ministra britânica para a saída do Reino Unido da União Europeia, decidida pelo "sim" do referendo a 23 de Junho, são “insustentáveis”. O documento denuncia ainda a sua tendência para centralizar todas as decisões acerca do “Brexit”.

O jornal britânico Times, que também acedeu ao relatório, sublinha que poderão ser necessários mais 30 mil funcionários públicos para tratar da saída, uma vez que os departamentos do Governo estão a trabalhar em cerca de 500 projectos relacionados com o “Brexit”.

De acordo com os dados agora conhecidos, todos os departamentos desenvolveram uma análise sobre os impactos que o “Brexit” podem trazer e definiram os planos para agir no pior cenário. Não obstante, isso não é sinónimo de que existe um plano do executivo britânico, uma vez que não foram estabelecidas prioridades, nem estas estratégias estão ligadas a um processo de negociação geral, nota o grupo responsável pelo relatório.

O jornal britânico cita divisões no executivo britânico referenciadas no documento, nomeadamente entre o ministro dos Negócios Estrangeiros Boris Johnson, o secretário do “Brexit” David Davis, o ministro do Comércio, Liam Fox,  e do outro lado o ministro das Finanças Philip Hammond e o secretário para os Negócios, Greg Clark.

O mesmo relatório cita também a pressão dos grandes grupos económicos sobre o Governo britânico, para assegurar que recebem o mesmo tipo de garantias que foram concedidas à japonesa Nissan, de que não sofrerá impacto com o “Brexit”.

Confrontado com a publicação do documento, o porta-voz do Governo britânico respondeu apenas que o executivo de Theresa May está focado “na tarefa de concretizar o ‘Brexit’ com sucesso", sublinhando: “não é um relatório do Governo e não reconhecemos as afirmações feitas nele”.

 

 

 

Sugerir correcção
Ler 3 comentários